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dc.contributor.authorLevorin, Paulo-
dc.date.accessioned2014-12-23T14:53:29Z-
dc.date.available2014-12-23T14:53:29Z-
dc.date.issued1995-
dc.identifier.citationLEVORIN, Paulo. O conceito de política em Maquiavel e a política como maquiavelismo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 26, n. 1/2, p. 90-94, 1995.pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10404-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica e maquiavelismopt_BR
dc.subjectAstúcia e violênciapt_BR
dc.subjectFormas de governopt_BR
dc.titleO conceito de política em Maquiavel e a política como maquiavelismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO nome Maquiavel tornou-se hoje praticamente símbolo da "política pura" (Benedetto Croce), da política sem adjetivos. A ele é dado o mérito de, pela primeira vez, dissociar este conceito das amarras da tradição: a política se desvencilharia, enfim, dos juízos de valor, para ser iluminada unicamente pela luz nua e crua da realidade. Esta novidade, uma revolução comparada à de Galileu na física (Prezzolini), estaria pormenorizadamente descrita em - O Príncipe. É isso, exatamente, o que gostaríamos, nestas poucas linhas, de colocar em questão. Acreditamos que, para avaliar melhor o legado de Maquiavel, é necessário distinguir claramente o objeto de estudo de O Príncipe dos Discursos sobre a primeira década de Tito Livio...pt_BR
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