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dc.contributor.authorGermano, Idilva Maria Pires-
dc.date.accessioned2014-12-11T14:25:42Z-
dc.date.available2014-12-11T14:25:42Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationGermano, I. M. P. (1998)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10208-
dc.descriptionGERMANO, Idilva Maria Pires. Utopias selvagens: narrativas em fundação de José de Alencar e Darcy Ribeiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.29, n.1/2, 1998, p.07-18.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasilidadept_BR
dc.subjectNacionalidadept_BR
dc.subjectFatos históricospt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.titleUtopias selvagens: narrativas em fundação de José de Alencar e Darcy Ribeiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO grande projeto de invenção simbólica do Brasil encontra na literatura de José de Alencar e de Darcy Ribeiro dois momentos privilegiados. Suas obras constituem documentos preciosos de como a nação tem sido pensada e desejada historicamente. De um lado O Guarani e Iracema representam o esforço programático de Alencar em prol de uma expressão literária autônoma, elaborada com as tintas românticas do século XIX. De outro, O Povo Brasileiro e Utopia Selvagem concretizam em dois gêneros distintos a reflexão de Darcy Ribeiro sobre as origens do povo brasileiro e o difícil curso da descolonização.pt_BR
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