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dc.contributor.authorCarvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de-
dc.date.accessioned2014-12-11T13:59:58Z-
dc.date.available2014-12-11T13:59:58Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationCarvalho, R. M. V. A. (2004)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10200-
dc.descriptionCARVALHO, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de. O retorno da competitividade na disputa pelo governo do Ceará em 2002. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 35, n.1, 2004, p. 73-79.pt_BR
dc.description.abstractEvaluates the campaign for the qovernment of the state of Ceará in 2002, focusing on special features seen on electoral competivity after a long hegemonic period led by Tasso Jereissati confirmed by successive victories always decided in the first election turn in 1986 through 1998. It analyses speeches of the two candidates that that reached the second turn: Lúcio Alcântara (PSDB) and José Airton (PT). The hypothesis is that the competivity which was built curing the campaign links itself to practical aspects of the chalienged the electorate to join them as partners, of a game in which the strength of each competitor , not being previously known, had to be shown, tested and evalualed ai each step.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetitividade eleitoralpt_BR
dc.subjectPolítica cearensept_BR
dc.subjectCandidatopt_BR
dc.subjectGoverno do estadopt_BR
dc.titleO retorno da competitividade na disputa pelo governo do Ceará em 2002pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisa a campanha ao governo do estado do Ceará em 2002, focalizando peculiaridades da competitividade eleitoral na política cearense, após um longo ciclo de hegemonia do "tassismo", confirmada em sucessivas vitórias, sempre decididas em primeiro turno, de 1986 a 1998. Examina estratégias discursivas das campanhas dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno: Lúcio Alcântara, do PSDB, e José Airton, do PT. A hipótese proposta é a de que a competitividade construída no decorrer da campanha associa-se às práticas discursivas acionadas, que interpelaram eficazmente o eleitor como parceiro de um jogo em que a força de cada competidor, não sendo previamente conhecida, tinha que ser exibida, testada e avaliada a cada lance.pt_BR
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

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