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Tipo: Dissertação
Título: Estudo das propriedades do cimento asfáltico de petróleo modificado por copolímero de etileno e acetato de vinila(eva)
Título em inglês: Study of the asphaltic cement of petroleum modified for copolymers of ethylene vinyl acetate(EVA)
Autor(es): Alencar, Ana Ellen Valentim de
Orientador: Soares, Sandra de Aguiar
Palavras-chave: Cimento asfáltico;Petróleo modificado;Copolímero de etileno;Acetato de vinila
Data do documento: 2005
Citação: ALENCAR, A. Estudo das propriedades do cimento asfáltico de petróleo modificado por copolímero de etileno e acetato de vinila(eva). 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), caracterizado como CAP 50/60, oriundo do Campo Fazenda Alegre, no estado do Espírito Santo, foi modificado por adição de Copolímero de Etileno e Acetato de Vinila (EVA). Na modificação foram incorporadas amostras do copolímero EVA puro e proveniente do resíduo da indústria de calçados (EVAR). Os CAPS, polímeros e CAPS modificados, foram inicialmente caracterizados por espectroscopia no infravermelho (FTIR) e ressonância magnética nuclear (RMN). Análise térmica, como a termogravimetria (TG) e caloria exploratória diferencial (DSC), foi utilizada para o estudo da decomposição térmica, bem como para avaliar a estabilidade termoxidativa das amostras. Testes empíricos como penetração, ponto de amolecimento, susceptibilidade térmica e retorno elástico, além de viscosidade, também foram realizados para caracterização dos materiais. Os resultados indicaram que CAPS modificados apresentaram maior estabilidade em atmosfera oxidativa do que em atmosfera inerte. A análise das curvas DSC revelou que os CAPS modificados mostraram-se mais resistentes à trincas térmicas, quando submetidos a temperaturas mais baixas, que o CAP convencional. Os CAPS modificados foram mais resistentes à decomposição oxidativa, quando foram submetidos ao envelhecimento simulado. A viscosidade do ligante modificado por adição do polímero foi aumentada em relação ao ligante puro. Diferentemente do CAP convencional, o CAP modificado por EVAR apresentou comportamento não Newtoniano. Os ensaios empíricos, relativos à penetração, ponto de amolecimento, susceptibilidade térmica e retorno elástico, mostraram que os CAPS modificados com EVAR, tiveram uma melhoria nas suas propriedades físicas, em relação aos CAPS não modificados.
Abstract: The Petroleum Asphaltic Cement characterized as CAP 50/60, produced at the state of Espírito Santo (Fazenda Alegre), was modified by addition of copolymers of ethylene vinyl acetate (EVA) and EVA from the footwear’s industry residue (EVAR). The original and modified CAPS were characterized by infrared spectroscopy (FTIR) and nuclear magnetic resonance (RMN). Thermal analysis,as thermogravimetry (TG) and differential scanning calorimetry (DSC), was used to evaluate the thermal stability of the samples. The characterization was also performed with empirical tests such as penetration, softening point, elastic recovery and viscosity. The main results indicated that polymer modified CAPS presented larger thermal stability in oxidative atmosphere than in inert atmosphere. The analysis of DSC curves revealed that modified CAPS, when submitted to lower temperatures, were more resistant to the thermal cracks than conventional CAP. Also modified CAPS showed to be more resistant to the thermal oxidative decomposition, when submitted to a simulated aging process. The viscosity of the polymer modified binder was increased in relation to the original binder. Polymer modified CAP EVAR presented non-Newtonian behavior, whereas Newtonian behavior was observed for unmodified CAP. It was observed that modifying the asphalt binder with a copolymer EVAR leads to an improvement in the physical properties in relation to the penetration, softening point, thermal susceptibility and elastic recovery
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1020
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