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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Implantação do programa de reabilitação pulmonar em um hospital escola de nivel terciário na cidade de Fortaleza/Ce : experiência da fisioterapia
Título em inglês: Implementation of the pulmonary rehabilitation program in a teaching hospital terciary care in Fortaleza/Ce : physical therapy experience
Autor(es): Magalhães, Clarissa Bentes de Araújo
Vasconcelos, Renata dos Santos
Sales, Raquel Pinto
Vasconcelos, Thiago Brasileiro de
Nogueira, Andréa da Nóbrega Cirino
Viana, Soraya Maria do Nascimento Rebouças
Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Palavras-chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;Serviços de Saúde;Reabilitação
Data do documento: Jul-2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Conexão UEPG
Citação: MAGALHÃES, C. B. de A. et al. Implantação do programa de reabilitação pulmonar em um hospital escola de nivel terciário na cidade de Fortaleza/Ce : experiência da fisioterapia. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 278-287, jul./nov. 2014.
Resumo: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, caracterizada pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo. A Reabilitação Pulmonar é um programa de cuidados inter/ multidisciplinares, com ações assistenciais planejadas que possibilitam ao usuário a otimização da autonomia para atividades da vida diária, com melhora da qualidade de vida através da ampliação do desempenho físico e social. Dessa forma, objetivamos descrever o processo de implantação de um programa de extensão universitária de reabilitação pulmonar em um hospital escola de nível terciário na cidade de Fortaleza/CE. Para tanto, realizamos um relato de caso de prática extensionista, qualitativo e interpretativo. Foi organizada parceria com o Programa de Residência Multiprofissional de Fisioterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio, criada uma agenda de atendimentos e selecionado o protocolo a ser utilizado. As etapas de implantação incluíam avaliação do usuário (médica e fisioterapêutica), planejamento assistencial individualizado e atividades de educação em saúde, formação de grupos (até 6 pacientes) e submissão ao protocolo de reabilitação por 24 sessões (2x/semana - treinamento físico e 1x/semana - promoção da saúde). De março a setembro de 2011 foram envolvidos 8 profissionais de saúde (3 médicos, 1 enfermeira e 4 fisioterapeutas), 4 alunos de residência e atendidos 4 pacientes. Os ganhos cardiopulmonares dos usuários lhe permitiram uma melhora no enfrentamento da doença. Para a Fisioterapia, a experiência tem sido desafiadora e também enriquecedora, posto que possibilita ao profissional-aluno vivenciar diferentes níveis assistenciais a saúde desta população.
Abstract: Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) is a preventable and treatable respiratory disease characterized by the presence of chronic airflow obstruction. The Pulmonary Rehabilitation is a program of inter/multidisciplinary care with actions planned in order to enable the user to optimize autonomy for activities of daily living, improving the quality of life and the physical and social performance. Thus, this paper aimed to describe the process of implementing a university extension program of pulmonary rehabilitation in a teaching hospital tertiary care in Fortaleza/CE, Brazil. For this, it was used a case report of extension practice, qualitative and interpretative. It organized a partnership with Multidisciplinary Residency Program of Physical Therapy at Hospital Universitário Walter Cantídio, created a schedule of visits and selected protocol to be used. The implementation process included user evaluation (medical and physiotherapy), individualized care planning and health education activities. Formation of groups (up to 6 patients) and submission to the rehabilitation protocol for 24 sessions (2x/week - physical training and 1x/week - health promotion). From March to September 2011, it involved 8 health professionals (3 doctors, 1 nurse and 4 physiotherapists), 4 students from residency, 4 patients were treated. The cardiopulmonary benefits improved the way the users cope with the disease. For physical therapy, the experience has been challenging but enriching at the same time since it enables the professional-student to experience different kinds of health service.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10188
ISSN: 1808-6578 Impresso
2238-7315 Eletrônico
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