Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10187
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil : relato de experiência da fisioterapia |
Autor(es): | Macena, Raimunda Hermelinda Maia Braga, Darling Kescia Araújo Peixoto Amaral, Luana Bandeira de Mello Souza, Daniel Lucas de Lima Rodrigues, Bruno Noronha Vasconcelos, Thiago Brasileiro de Fontenelle, Maria Aridenise Macena |
Palavras-chave: | Fisioterapia;Engenharia;primeiros socorros;Educação |
Data do documento: | Jan-2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Ciências Médicas e Biológicas |
Citação: | MACENA, R. H. M. et al. Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil : relato de experiência da fisioterapia. Revista Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v. 13, n. 1, p. 64-71, jan. 2014. |
Resumo: | Objetivo: Descrever um relato de experiência da prática extensionista-docente utilizando o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração, implantação e avaliação por competências de um modelo educativo multiprofissional de promoção da saúde, centrados nas tomadas de decisão e no comportamento individual, no que se refere aos cuidados iniciais nos casos de acidentes nos canteiros de obra na construção civil. Resultados: Pesquisa de base referencial que utiliza como técnica de coleta de dados a leitura de artigos relativos a modelos teóricos de educação por pares, modelo explicativo da promoção da saúde, elaboração de fichamentos e a observação assistemática. Propõe uma capacitação para estudantes com carga horária de 12horas/aula em três blocos, a saber: planejamento da ação educativa, primeiros socorros, gestão e segurança no trabalho. Conclusão: A experiência da ação educativa entre acadêmicos de Fisioterapia e de Engenharia Civil revelou que há habilidades didático-pedagógicas a serem aprimoradas nos dois segmentos, mas que a contribuição desta parceria trará ganho para a saúde e segurança nos canteiros de obras. |
Abstract: | Descript an experience report extension of the practice-teaching using the teaching-learning process. Methodology: A qualitative, interpretive by describing the stages of design, implementation and evaluation skills of a multidisciplinary educational model for health promotion, focusing on decision-decision and individual behavior in relation to initial care in cases of accidents at construction sites in construction. Results: The techniques of data collection were used to reading articles on the theoretical models of peer education, explanatory model of health promotion, developing fichamentos and systematic observation. After this step, we conducted a training with hourly load of 12horas/aula in three blocks, namely: action planning educational, management and occupational safety; first aid. Conclusion: The experience of educational activity among academics physiotherapy & civil engineering revealed that there are didactic and pedagogical skills that need to be improved in both segments but that the contribution of this partnership will be of great gain to health and safety on construction sites. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10187 |
ISSN: | 1677-5090 (Impresso) 2236-5222 (Online) |
Aparece nas coleções: | DFIFA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_tbvasconcelos.pdf | 753,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.