Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Kadma Marques-
dc.date.accessioned2014-12-09T17:12:20Z-
dc.date.available2014-12-09T17:12:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationRodrigues, K. M. (2007)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10178-
dc.descriptionRODRIGUES, Kadma Marques. Autonomização do campo artístico e singularização da experiência estética: a instituição do lugar social da arte e do artista em Fortaleza. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 38, n. 1, 2007, p. 30-52.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the autonomy of the cearense artistic field, starting with the changes in the social position of modern art and artists. The Ceará Lllustrado, a periodical publication of culture for 20 years, reveals this phenomenon in its genesis. Observe, from that, a growing of semantic density of art (conceived like form) and social density of the artist (conceived like an uncreated creator). Such density conducted a singularity of aesthetics experience of cultivated public of painting. The emergency of the silent habitus of this public in front of the task was then taken like an index of this singularite process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampo artísticopt_BR
dc.subjectLugar socialpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectArtista modernopt_BR
dc.titleAutonomização do campo artístico e singularização da experiência estética: a instituição do lugar social da arte e do artista em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo discute a autonomização do campo artístico cearense, a partir de mudanças no lugar social da arte e do artista modernos. A Ceará Lllustrado, periódico exemplar do jornalismo cultural dos anos 1920, revela esse fenômeno em sua gênese. Assiste-se, a partir de então, a uma crescente densificação semântica da arte (concebida como forma) e social do artista (concebido como criador incriado). Tal densificação conduziu à singularização da experiência estética do público cultivado de pintura. A emergência do habitus silencioso desse público diante de obras foi tomada como índice de tal processo de singularização.pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_kmrodrigues.pdf17,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.