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dc.contributor.authorKunz, Martine Suzanne-
dc.date.accessioned2014-12-09T16:50:20Z-
dc.date.available2014-12-09T16:50:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationKunz, M. S. (2007)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10171-
dc.descriptionKUNZ, Martine Suzanne. Melancia e expedito: cordel na fala e na escrita. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 38, n. 1, 2007, p. 77-89.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes a refletion on the trajetories of two cordel authors from Ceará, one from the backlands, the other from the sea coast: the workman-poet, typographer, from Juazeiro do Norte, Expedito Sebastião da Silva (1928-1997), and the fisherman-poet from Canoa Quebrada, Zé Melancia (1909-1977). We attempt to develop a comparative study on the light of the poetics of orality (Zumthor) and the correlation between the literary form and the social process (Antonio Candido), and try to assess to what point, for each poet, the performance of their offices, the feeling of belonging to a collectivity and the editorial process of their prodution interfered with the aesthetics of the work in question, and with their capacity of communication throughout the times.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectPoeta operáriopt_BR
dc.subjectPoeta pescadorpt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.titleMelancia e expedito: cordel na fala e na escritapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a refletir sobre as trajetórias de dois autores cearenses de cordel, um do sertão, o outro do litoral: o poeta operário tipógrafo de Juazeiro do Norte, Expedito Sebastião da Silva (1928-1997) e o poeta pescador de Canoa Quebrada, Zé Melancia (1909-1977). Procuramos desenvolver um estudo comparativo à luz da poética da oral idade (Zumthor) e da correlação entre forma literária e processo social (Antonio Candido), e tentamos analisar em que medidas, para cada poeta, o exercício de seu ofício, o sentimento de pertencer a uma coletividade e o percurso editorial de sua produção, interferiram na estética da obra em questão e na sua capacidade de comunicação através dos tempos.pt_BR
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