Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10088
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ética, política e comunicação nas representações do “homem ordinário”
Autor(es): Henriques, Júlia Maria Pereira de Miranda
Palavras-chave: Ética e política;Comunicação e mídia;Religião;Sociedade
Data do documento: 1997
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Henriques, J. M. P. M. (1997)
Resumo: O esforço de compreensão que está na origem deste texto representa a tentativa de estabelecer uma relação - que não esgota, naturalmente, as possibilidades nesse campo - entre ética, política e televisão. O homem e a mulher "ordinários" provenientes dos chamados setores populares, de cujo cotidiano é praticamente impossível abstrair a televisão como fonte informativa e de lazer, foram os interlocutores. Eles constituem a maioria da população, dos pretensos cidadãos e dos eleitores brasileiros, mesmo nas capitais. Junto a esses homens e mulheres, considerados como sínteses individualizadas e ativas da sociedade, como lugares da reapropriação singular do universo social e histórico que lhes concerne, buscou-se identificar, além das representações da política, os valores que a ela se relacionam, uma vez que o apelo ético supõe, da parte dos que o utilizam, importância decisiva da valoração como elemento de constituição das motivações para a ação.
Descrição: HENRIQUES, Júlia Maria Pereira de Miranda. Ética, política e comunicação nas representações do “homem ordinário”. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.28, n.1/2, 1997, p.75-89.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10088
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_jmiranda.pdf13,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.