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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T13:41:00Z | - |
dc.date.available | 2014-12-02T13:41:00Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Patativa do Assaré: poesia, profecia e performance. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 30, n.1/2, 1999, p. 28-36. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0041-8862 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10077 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.rcs.ufc.br/edicoes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vida e obra de Patativa do Assaré | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Contexto social | pt_BR |
dc.subject | Poesia, profecia e performance | pt_BR |
dc.title | Patativa do Assaré: poesia, profecia e performance | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto tenta dar conta das relações entre vida e obra a partir da poética de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. As preocupações são no sentido de verificar em que medida o cotidiano pode servir de matéria poética e qual a medida em que as tradições se atualizam e permanecem, reescritas e apropriadas pela figura de um autor. Também fazem parte das discussões a gênese do processo criativo, em que fazer poesia está sincronizado com o trabalho na agricultura, as questões relativas à memória, como forma de apreensão e de sedimentação do poema e o processo singular de Patativa de acumulação de versos que se petrificam no conjunto final. O artigo reflete sobre as relações do poeta com a mídia, das tensões de sua apropriação pela Indústria Cultural e pela política partidária e de sua consciência crítica que levariam à formulação de uma "poesia cidadã", que não abre mão de sua contundência e de sua inserção no contexto social, sem recorrer a clichês nem se transformar em um manifesto. Uma poesia que tem suas raízes na oralidade e se perfaz na performance, baseando-se no passado, enunciando o presente e apontando para o futuro, poesia e profecia, como diria Paul Zumthor, porta-voz dos excluídos, intérprete de uma dicção popular que tem raízes eruditas e que se amplifica no contexto das culturas de massas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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