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dc.contributor.advisorHenriques, Júlia Maria Pereira de Miranda-
dc.contributor.authorVieira, Inês Zena Almeida-
dc.date.accessioned2014-11-27T15:13:47Z-
dc.date.available2014-11-27T15:13:47Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationVIEIRA, Inês Zena Almeida. Programação do ouvinte: memória música e sociabilidade. 2002. 237f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10008-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectRádio - Programas musicais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectRádio - Estações universitárias - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectRadiouvintes e sociabilidade - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectRadio - programas de interesse publico – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleProgramação do ouvinte: memória música e sociabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo resultado desta pesquisa é possível observar uma relação entre comunicação, sociabilidade e reconstrução de memória musical. Além disso, a Programação do ouvinte tem um importante papel que permite o reconhecimento da autoridade de seu produtor de informação numa relação com o reconhecimento do ouvinte. A construção dos ouvintes deve ser entendida como resultados de processos sociais relacionados também ao perfil das concepções desta Rádio sobre o processo de comunicação tal como é definido por sua linha editorial. Neste caso, a radiodifusão parece contribuir para a educação informal de pessoas que não tiveram este direito social assegurado por vias institucionais. E também interessante a divulgação de algumas atividades profissionais de ouvintes como músico, comerciante, cabeleireiro e pessoas que costumam participar do programa para se sentirem prestigiados. Não só contribui com "a música e informação de qualidade", mas significa entretenimento para pessoas de distintas gerações e segmentos sociais. Tem ainda importante contribuição crítica à perspectiva do processo de comunicação que defende a ação hegemônica dos meios massivos. Esta pesquisa considera que há uma relação dinâmica entre o produtor da informação e a participação de ouvintes. Baseada em estudos de antropólogos latino-americanos como Barbero, Canclini, além de outros autores, a investigação acena para concepção de ouvintes como ativos atores destes processos históricos e sociais. De acordo com esta pesquisa, é possível questionar um preconceito social que vê uma direta relação entre gosto musical e uma específica classe social. Este programa é analisado como expressão de uma dinâmica cultural, cuja rica diversidade representa um entrelaçamento de distintos movimentos musicais,épocas e estilos de vida.pt_BR
dc.title.enListener programming: memory music and sociabilitypt_BR
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