Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9815
Título: Uma história do feminismo no Brasil
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Movimento feminista
Direito da mulher
Pensamento feminista
Luta social
Data do documento: 2003
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Barreira, I. A. F. (2003)
Resumo: Se existem muitas maneiras de contar uma história é porque as narrativas são fios de um enredo sem fim: a tessitura do tempo nos eventos e personagens permanentemente ressignificados. A história do movimento feminista é também passível de múltiplos enredos, exigindo a escolha de uma narrativa capaz de dar conta do eu caráter ao mesmo tempo singular e plural, evidenciado no registro de vidas e fatos que fazem a história das mulheres desde o século XIX. O movimento feminista, percebido de modo abrangente pela autora, manifesta-se de modo explícito e anônimo, consolidando-se, gradativarnente, através de lutas cotidianas e conquistas ínfimas. Trata-se de um movimento fragmentado, aglutinando desde reuniões privadas até formas mais unitárias e visíveis de expressão...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Uma história do feminismo no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 34, n.1, 2003, p. 135-138.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9815
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_iafbarreira.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.