Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9756
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Problemática agrária numa sociedade industrial
Autor(es): Carvalho, Abdias Vilar de
Palavras-chave: Estado e agricultura;Abolição da Escravatura;Movimento militar;Latifúndio
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CARVALHO, Abdias Vilar de. Problemática agrária numa sociedade industrial. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 11, n. 1/2, p. 63-80, 1980.
Resumo: A análise da problemática agrária, que não seja limitada aos parâmetros gerais de um modo de produção, funda-se na apreensão do dinamismo das relações sociais que configura a realidade concreta de cada sociedade. É nessa perspectiva que procuramos desenvolver nossos estudos de maneira que a questão agrária seja inserida no contexto histórico, exprimindo assim as contradições próprias a cada conjuntura. Tal preocupação surge, sobretudo, como uma postura crítica à análise da relação Estado e Agricultura que privilegia isoladamente as medidas governamentais. A hipótese que pretendo considerar é a de que se o setor primário faz parte da estrutura produtiva, as políticas agrárias e agrícolas não devem estar isoladas do projeto de transformações gerais e por conseguinte devem refletir os diversos interesses políticos dos grupos sociais e mais especialmente o pacto social dominante. Para obter uma visão mais privilegiada desta imbricação estamos desenvolvendo, ainda de forma embrionária, linhas indicativas gerais de uma metodologia que leve em consideração os elementos centrais que permitem perceber como a questão agrária se situa no contexto global da sociedade...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9756
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_avcarvalho.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.