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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho
Título em inglês: Opportunities for improvement in the subject of Introductory Accounting with the use of Kano model and importance of matrix versus performance
Autor(es): Cunha, Paulo Roberto da
Walter, Silvana Anita
Winter, Roseli Pauli
Fernandes, Francisco Carlos
Palavras-chave: Contabilidade;Administração
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Marcelle Colares Oliveira
Citação: CUNHA, P. R. et al. Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 31-52, jul./dez. 2013.
Resumo: O objetivo foi verificar as oportunidades de melhoria da disciplina de Contabilidade Introdutória a partir da percepção de alunos. Realizou-se um levantamento, de caráter descritivo, em uma abordagem quantitativa. Foi utilizado questionário para coleta de dados, aplicado, de forma censitária, aos alunos matriculados na disciplina de Contabilidade Introdutória nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí (SC). Concluiu-se como prioridades de melhoria no curso de Ciências Contábeis, utilizando-se o Modelo Kano em conjunto com a Matriz de Importância versus Desempenho, a utilização de laboratório para a resolução de exercícios; a modernidade dos laboratórios de informática, a infraestrutura da sala de aula. No curso de Administração, foram consideradas prioridades de melhoria a oferta de atividades extracurriculares e a modernidade dos laboratórios de informática.
Abstract: This study aimed at assessing improvement opportunities of the discipline of Introductory Accounting from the students’ point of view. The research is classified as descriptive and quantitative. The data collection was carried out with a survey, which questionnaire was applied to junior students enrolled in the introductory accounting discipline in the accounting and business administration courses at a university of the Itajaí River Valley, Santa Catarina State, Brazil. We used Kano Model and the Importance-performance Matrix. The study concluded the priorities for improvement for accounting students are the use of IT laboratory for problem solving and the quality (up to date) infrastructure of computer labs and classroom. Students of the business administration considered extracurricular activities and modernity of computer labs as the main opportunities of improvement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9753
ISSN: 2178-9258
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