Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9753
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho |
Título em inglês: | Opportunities for improvement in the subject of Introductory Accounting with the use of Kano model and importance of matrix versus performance |
Autor(es): | Cunha, Paulo Roberto da Walter, Silvana Anita Winter, Roseli Pauli Fernandes, Francisco Carlos |
Palavras-chave: | Contabilidade;Administração |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Marcelle Colares Oliveira |
Citação: | CUNHA, P. R. et al. Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 31-52, jul./dez. 2013. |
Resumo: | O objetivo foi verificar as oportunidades de melhoria da disciplina de Contabilidade Introdutória a partir da percepção de alunos. Realizou-se um levantamento, de caráter descritivo, em uma abordagem quantitativa. Foi utilizado questionário para coleta de dados, aplicado, de forma censitária, aos alunos matriculados na disciplina de Contabilidade Introdutória nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí (SC). Concluiu-se como prioridades de melhoria no curso de Ciências Contábeis, utilizando-se o Modelo Kano em conjunto com a Matriz de Importância versus Desempenho, a utilização de laboratório para a resolução de exercícios; a modernidade dos laboratórios de informática, a infraestrutura da sala de aula. No curso de Administração, foram consideradas prioridades de melhoria a oferta de atividades extracurriculares e a modernidade dos laboratórios de informática. |
Abstract: | This study aimed at assessing improvement opportunities of the discipline of Introductory Accounting from the students’ point of view. The research is classified as descriptive and quantitative. The data collection was carried out with a survey, which questionnaire was applied to junior students enrolled in the introductory accounting discipline in the accounting and business administration courses at a university of the Itajaí River Valley, Santa Catarina State, Brazil. We used Kano Model and the Importance-performance Matrix. The study concluded the priorities for improvement for accounting students are the use of IT laboratory for problem solving and the quality (up to date) infrastructure of computer labs and classroom. Students of the business administration considered extracurricular activities and modernity of computer labs as the main opportunities of improvement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9753 |
ISSN: | 2178-9258 |
Aparece nas coleções: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_prcunha.pdf | 396,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.