Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9744
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estrutura agrária: protesto e alternativas na poesia popular do nordeste
Autor(es): Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Cultura popular;Literatura de cordel
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Bezerra de Menezes, E. D. (1980)
Resumo: Os representantes da ideologia da sisudez costumam apresentar reação desfavorável ao não admitirem que a obra artística em geral e, em particular, as criações da cultura popular possam não conter necessariamente formulações doutrinárias ou manifestações políticas explícitas, possam ser algo especificamente diferente de compromissos de partido, etc., esquecendo que as práticas significantes desse gênero, em sua aparente inocência, são na maioria das vezes mais. revolucionárias em suas alegorias, símbolos e mitos, mais virulentas e mais profundamente transformadoras do que a platitude dos discursos daqueles que se tomam como tal. Por outro lado, as características que os elementos da cultura central julgam constatar nas manifestações da cultura periférica dizem muito pouco dos sonhos, mitos e esperanças segundo os quais esta última se organiza, e revelam muito mais o espanto inconfessado desses intelectuais diante de seu "outro"...
Descrição: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. Estrutura agrária: protesto e alternativas na poesia popular do nordeste. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.11, n.1/2, 1980, p.29-61.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9744
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_edbmenezes.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.