Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9721
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense
Autor(es): Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi
Palavras-chave: Concorrencia;Pequenas e médias empresas
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Marcelle Colares Oliveira
Citação: CANCELLIER, E. L. P. L. O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 25-38, jan./jun.2013.
Resumo: Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevante para a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidade de recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade de monitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e, para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram que a pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externas à organização.
Abstract: Among the number of factors and variables that compose the external environment, the competitors appear as relevant power for the understanding of the competitive situation of the companies. Although having less availability of financial, human and technological resources concerning the big companies, the small businesses need to undertake the competitors’ monitoring activity and find alternatives to enable achievement. In this context, the present study aims at analyzing the competitors’ monitoring process in a small company, and for its achievement the method of case study was used. The results have corroborated other investigations in the area and have indicated that the company investigated monitors the competitors with little emphasis and it does so through personal external sources to the organization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9721
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_elplcancellier.pdf574,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.