Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9713
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Zoneamento urbano: técnica de planejamento ou mecanismo de apropriação?
Autor(es): Oliven, Ruben George
Palavras-chave: Planejamento urbano;Comunidades;Economia e sociedade;Poder
Data do documento: 1981
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: OLIVEN, Ruben George. Zoneamento urbano: técnica de planejamento ou mecanismo de apropriação? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 12/13, n. 1/2, p. 1-3, 1981/1982.
Resumo: O manual de planejamento urbano da Associação Internacional de Administradores Municipais define zoneamento urbano como sendo "a divisão de uma comunidade em zonas para o fim de regular o uso da terra e dos edifícios, a altura e o gabarito das construções, a proporção que estas podem ocupar e a densidade da população". Como objetar a um procedimento aparentemente tão técnico e neutro e cuja intervenção visaria criar uma harmonia urbana já que de acordo com o mesmo manual, "chegou-se à conclusão de que as comunidades devem ser divididas em zonas, cada uma com seu regime especial, porque um regulamento único, aplicável à comunidade inteira, não seria adequado às várias partes da cidade, que diferem bastante em caráter e função. (...) O zoneamento baseia-se legalmente no poder do Estado de promover a saúde, a segurança, a moral e o bem-estar geral da comunidade"?...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9713
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_rgoliven.pdf302,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.