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Title in Portuguese: Aqui, tudo se cria, nada se copia: um estudo etnográfico da ONG Fundação Casa Grande e a formação cultural de jovens moradores de Nova Olinda/CE
Title: “Here, everything is created, nothing is copied.” An ethnographic study of the NGO Casa Grande Foundation and the cultural formation of young residents of Nova Olinda - CE
Author: Ximenes, Márcia Maria
Advisor(s): Oliveira, Catarina Tereza Farias de
Keywords: Communication
Culture
Organizações não-governamentais - Nova Olinda(CE)
Comunicação e cultura - Nova Olinda(CE)
Etnologia - Nova Olinda(CE)
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Ximenes, M. M.; Oliveira, C. T. F. (2014)
Abstract in Portuguese: O atual contexto das Organizações Não-Governamentais (ONG) no Brasil vem apresentando mudanças na forma de atuação dessas instituições em relação ao surgimento das mesmas nos anos 90 do século XX. Diante desse novo cenário, formula-se a questão central da presente investigação: qual a relação existente entre uma ONG que trabalha com projetos envolvendo a comunicação e a cultura e a comunidade na qual ela está inserida? A ONG Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri surge como objeto de estudo da pesquisa aqui apresentada. Analisar a contribuição da ONG na formação cultural de jovens moradores da cidade é o objetivo geral deste estudo, que se ampara na busca por objetivos específicos como investigar com qual concepção de cultura a fundação trabalha nos projetos que ela desenvolve; identificar como a ONG vê e retrata a cultura local do Cariri; e compreender como esses jovens, participantes atuais ou não da Casa Grande, percebem a proposta dessa organização na formação cultural deles e da cidade de Nova Olinda. A pesquisa de campo e a discussão de conceitos como: ONG (COUTINHO, 2005; GOHN, 2000, 2004, 2010; SCHERER-WARREN, 2006), cultura (CUCHE, 2002; LARAIA, 2009) e o diálogo entre a cultura popular e a cultura de massa (MAGNANI, 2003; OLIVEIRA, 2007), globalização (GIDDENS, 1999, 2001; HELD e MECGREW, 2001; SANTOS, 2002) e a relação entre o local e o global (HALL, 2006) direcionaram a metodologia da investigação para um estudo etnográfico (ANGROSINO, 2009; BEAUD e WEBER, 2007) sob a perspectiva dos Estudos Culturais (ESCOSTEGUY, 2010; MARTÍN-BARBERO, 2003). Assim, aliaram-se à observação participante e ao diário de campo, essenciais na metodologia seguida, estratégias de pesquisa como entrevista antropológica (GUBER, 2004), análise de documentos e vídeos e relatos de vida (BERTAUX, 2005), além da realização de uma oficina sobre escolha musical como forma de ampliação do método etnográfico. Os resultados da investigação apontam que a ONG Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri atua na formação cultural dos jovens moradores de Nova Olinda aliando-se a concepções de cultura, no plural, e não somente a uma única concepção, direcionando o olhar da mesma para uma cultura local do Cariri mais voltada a manifestações tradicionais. Esse propósito ocorre mesmo que algumas produções da ONG ampliem essa visão ao não conseguir esconder o popular, dialogando com o massivo, resultado dos processos de globalização.
Abstract: The current situation of Non-Governmental Organizations (NGOs) in Brazil has shown changes in the activities of these institutions in relation to their appearance in the 90s of the twentieth century. In this new context, we have formulated the central question of this research: what is the relationship between an NGO working with projects involving communication, culture and the community in which it is embedded? The NGO “Casa Grande Foundation - Memorial of the Kariri Man” emerges as our object of study. Analyze the contribution of NGOs in the cultural formation of young city dwellers is the aim of this study, which is supported by the search for specific goals as: investigate what is the conception of culture that Foundation works on projects it develops; identify how the NGO sees and portrays Cariri local culture; and understand how these young people, current participants or not of Casa Grande, realize the purpose of this organization in their cultural backgrounds and the city of Nova Olinda. The field research and discussion of concepts such as: NGO (COUTINHO, 2005; GOHN, 2000, 2004, 2010; SCHERER-WARREN, 2006), culture (CUCHE, 2002; LARAIA, 2009), dialogue between popular and mass culture (MAGNANI, 2003; OLIVEIRA, 2007), globalization (GIDDENS, 1999, 2001; HELD e MECGREW, 2001; SANTOS, 2002), and the relation between local and global (HALL, 2006) guided the research methodology for an ethnographic study (ANGROSINO, 2009; BEAUD e WEBER, 2007) from the perspective of Cultural Studies (ESCOSTEGUY, 2010; MARTÍN-BARBERO, 2003). Thus, allied to the participant observation and the field diary, essential to that methodology, research strategies as anthropological interview (GUBER, 2004), analysis of documents, videos and life stories (BERTAUX, 2005), in addition to holding a workshop on musical choice as a way of broadening of Ethnography. Research results indicate that the NGO “Casa Grande Foundation - Memorial of the Kariri Man” operates in the cultural formation of young residents of Nova Olinda, aligning itself with notions of culture, in the plural, and not only to a single concept, directing the look of it to the Cariri local culture more focused on traditional manifestations. This purpose occurs even though some productions of NGOs expand this view when they cannot hide the popular dialogue with the massive, result of globalization processes.
Description: XIMENES, Márcia Maria. Aqui, tudo se cria, nada se copia: um estudo etnográfico da ONG Fundação Casa Grande e a formação cultural de jovens moradores de Nova Olinda/CE. 2014. 155f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9706
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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