Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9689
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dos bandidos e sua significação social: um ensaio transcultural
Autor(es): Chandler, Billy Jaynes
Palavras-chave: Banditismo;Cangaceiro rural;Crime;Lampião;Literatura popular
Data do documento: 1983
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CHANDLER, Billy Jaynes. Dos bandidos e sua significação social: um ensaio transcultural. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 14/15, n. 1/2, p. 65-82, 1983/1984.
Resumo: O banditismo parece ser um fenômeno universal. Tentativas de se tomar para si o que pertence a outrem têm sido um dos principais males na história. O significado desta atividade é visto de formas diferentes. Para muitos, é apenas outro sintoma de simples perversidade humana e nada mais, enquanto que para outros - incluindo muitos cientistas sociais, intelectuais e outros ideólogos - a sua significação vai desde o protesto político e lutas até à distribuição mais equitativa da riqueza. Tal controvérsia tende a continuar, já que provavelmente tão cedo não entenderemos este assunto mais do que compreendemos tantos outros traços profundamente enraizados da condição humana. Apesar disso, uma discussão do problema não parece infrutífera, pois nela encontrar-se-ão muitas revelações das nossas atitudes básicas com relação ao homem e sua sociedade. Devemos reconhecer que tais atitudes geralmente têm consequências práticas. O que pensamos sobre criminosos determina, em grande parte, o que fazemos com eles, e este é um assunto eminentemente prático...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9689
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_bjchandler.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.