Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614
Type: Artigo de Periódico
Title: Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas
Title in English: Process, representation and design: topics for a teaching methodology based on the design and practical daily action
Authors: Cardoso, Daniel Ribeiro
Brasil, Aléxia Carvalho
Marinho, Claudia Teixeira
Keywords: Metodologia;Ensino;Projeto;Criação
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Brasileira de Design da Informação
Citation: BRASIL, A. C.; MARINHO, Claudia T.; CARDOSO, D. R. Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação. São Paulo, v. 9, n. 3, p. 189-200, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau - lógica das ações - e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica.
Abstract: The purpose of this paper is to present the notes of a research project that is being developed in the UFC (Federal University of Ceara), about the creative processes that engender the design project. From the concepts presented by De Certeau,-logic of actions - and the research methodology offered by the Critical Genetics - dedicated to the study of the document creation process - we propose a procedural approach to design. We seek, therefore, a design methodology centered on the logic of actions, in addition to those design methodologies, then focused on the scientific logic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9614
ISSN: 1808-5377
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DAUD - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_drcardoso.pdf205,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.