Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9611
Tipo: Dissertação
Título: Uma função de reação para a análise da sustetabilidade do regime próprio de previdência social dos servidores do Estado do Ceará no período 2003-2012
Autor(es): Koury, Felipe Jorge Ferreira
Orientador: Simonassi, Andrei Gomes
Palavras-chave: Previdência social;Solvência (economia)
Data do documento: 2014
Citação: KOURY, Felipe Jorge Ferreira. Uma função de reação para a análise da sustentabilidade do regime próprio de previdência social dos servidores do estado do Ceará no período 2003-2012. 2014. 34f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Este estudo trata da solvência do Regime Próprio da Previdência Social do Estado do Ceará (RPPS), um sistema que invariavelmente necessita de aportes financeiros públicos para pagar os seus aposentados e pensionistas. O estudo utilizou modelos econométricos para avaliar a sustentabilidade do regime previdenciário no período de 2003 a 2012, com dados bimestrais coletados dos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária. Os resultados mostram que de acordo com o modelo utilizado a dívida contraída pela previdência no estado do Ceará é insolvente.
Abstract: This article studies the solvency of the Social Security System in Ceará State, a system invariably requires public financial contributions to pay their retirees. The study is based in econometric models to measure the sustainability between 2003- 2012 years, with bimonthly data collected from the Relatório Resumido da Execução Orçamentária. The results demonstrate that the debt incurred by “cearense” pension system is technically insolvent, based in econometric models used.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9611
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dissert_fjfkoury.pdf222,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.