Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Celecina de Maria Veras-
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria Aurilene de Deus Moreira-
dc.date.accessioned2014-10-20T15:50:53Z-
dc.date.available2014-10-20T15:50:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Maria Aurilene de Deus Moreira. Jovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola. 2014. 146f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9507-
dc.description.abstractSocial, political and economic context mutually counteracted by the contemporary society randomization and contingencies, interfere excessively in the youth relations with school education and juvenile perspectives therefore in their biographical trajectories .This study intends to know the future perspectives and projects of the egresso students of the Paulo Petrola State School of Professional Education. This study also intends to discover the way of living of those young people, their trajectories and outlook in a period of instabilities and uncertainties, and of tension between present and future in times of persistent action of dependence and of constant aspiration of autonomy. For that purpose we defined the Qualitative Research as a way of investigation looking for a method that provided the best dialogue with the involved actors, using this way the Narrative Interview. The results joined to the research revealed that the idealized youth life projects not always coincide with their biographical itineraries. The youth transitions to adult live are not only determined by education, character formation and participation on the business market. They are also determined by their life circumstances that are cyclical, of sinuous tragetories , of uncertain ways and sometimes they need to be retaken.Their transitions to professional and adult life are characterized by successive transitory changes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectFuture projectpt_BR
dc.subjectEducação Profissional – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola – Egressos - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subjectJuventude - Condições sociais – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes – Entrevistas – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleJovens e projetos de futuro: narrativas de alunos egressos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs contextos sociais, políticos e econômicos, mediados pela aleatoriedade e contingências da sociedade contemporânea, interferem sobremaneira nas relações da juventude com a educação escolar e perspectivas juvenis e, por conseguinte, nas trajetórias biográficas dos jovens. Este estudo objetiva conhecer as perspectivas e projetos de futuro dos jovens egressos da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo Petrola. Descobrir os “mundos de vida” desses jovens, seus percursos e suas perspectivas de futuro em tempos de instabilidades e incertezas, de tensão entre o presente e o futuro, de laços persistentes de dependência e de anseios insistentes de autonomia. Para isto, definiu-se a Pesquisa Qualitativa como abordagem para a investigação buscando um método que permitisse o diálogo mais próximo com os sujeitos envolvidos, adotando, assim, o método da Entrevista Narrativa. Os resultados encontrados na pesquisa revelam que os projetos de vida que os jovens idealizam nem sempre coincidem com seus itinerários biográficos. As transições dos jovens para a vida adulta não são apenas determinadas pela educação, formação, participação no mercado de trabalho. São também configuradas pelas vicissitudes de suas vidas, as quais são cíclicas, de percursos sinuosos, caminhos incertos e algumas vezes precisam ser retomadas. Suas transições para a vida adulta e profissional são atravessadas por sucessivas mudanças transitóriaspt_BR
dc.title.enYouth and projects to the future:narrative of the egresso students of the Paulo Petrola School of Professional Educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_madmvasconcelos.pdf7,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.