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Title in Portuguese: O impacto dos cursos não presenciais na produtividade dos professores e diretores, um estudo sobre o caso brasileiro
Author: Arcanjo, Francisco José
Advisor(s): Corrêa, Márcio Veras
Keywords: Ensino à distância
Políticas educacionais
Issue Date: 3-Mar-2010
Citation: ARCANJO, Francisco José. O impacto dos cursos não presenciais na produtividade dos professores e diretores, um estudo sobre o caso brasileiro. 2011. 32 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: O ensino à distância tem obtido cada vez mais adeptos graças às novas tecnologias da informação que possibilitaram com que os profissionais obtivessem mais recursos e assim um melhor aproveitamento na aquisição de conhecimento. Na presente dissertação procura-se calcular o impacto dessa modalidade de ensino sobre a produtividade dos professores e diretores contemplados pela Prova Brasil de 2007 em turmas de português e matemática do ensino fundamental público brasileiro, apontando críticas e sugestões para que possa cada vez mais ser utilizado novas ferramentas que ajudem o Brasil a obter um salto na qualidade da sua educação, com políticas educacionais eficientes. Foram encontradas evidências de que esta prática de ensino pode ser perniciosa na média com relação à produtividade dos professores, pois podem prejudicar seus conhecimentos nas matérias compostas pelo currículo normal, porém pode ser benéfica para os diretores, uma vez que os doutrinam a utilizarem um ferramental de informática que possibilita uma melhora potencial nas suas funções administrativas. Portanto, a sugestão encontrada foi de utilizar o ensino a distância como uma ferramenta alternativa ao ensino presencial para casos de cursos de curta duração e especialização para professores e diretores.
Abstract: Distance learning has gained more supporters through new information technologies that have enabled IT professionals to obtain more resources and thus a better use in knowledge acquisition. In this dissertation seeks to calculate the impact of this kind of teaching on the productivity of teachers and principals covered by the Brazil Test 2007 in Portuguese and mathematics classes in public primary education in Brazil, pointing to criticism and suggestions that may increasingly be used new tools to help Brazil to achieve a leap in the quality of their education, with effective educational policies. We found evidence that this practice of teaching can be pernicious in average productivity with respect to the teachers because they can damage your knowledge of the subjects comprising the normal curriculum, but may be beneficial to the directors, since they use a tool to indoctrinate computer that allows a potential improvement in their administrative functions. Therefore, the suggestion found was to use distance learning as an alternative to classroom teaching tool for cases of short courses and specialist training to teachers and principals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9450
metadata.dc.type: Dissertação
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