Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/945
Título em portugués: Uma perspectiva microeconométrica do salário de reserva e do desemprego na década de 1990 no Brasil
Autor: Oliveira, Victor Hugo
Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Palabras clave : Mercado de Trabalho
Fecha de publicación : ago-2008
Editorial : Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro)
Citación : OLIVEIRA, Victor Hugo; CARVALHO, José Raimundo. Uma perspectiva microeconométrica do salário de reserva e do desemprego na década de 1990 no Brasil.Pesquisa e planejamento econômico (Rio de Janeiro), v.38, n.2, p.227-252, ago. 2008.
Resumen en portugués: O objetivo do presente estudo é analisar a atividade de busca por emprego dos trabalhadores desempregados no mercado de trabalho brasileiro na década de 1990, utilizando-se como base de dados a Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1996-1997. Duas metodologias econométricas são aplicadas: primeiro, estima-se uma equação de salários por Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) e observa-se que o salário de reserva diminui à medida que a duração do desemprego aumenta, portanto, oferecendo pela primeira vez uma evidência empírica para a hipótese da não-estacionariedade do salário de reserva. Segundo, estima-se a função risco empírica a partir dos modelos de risco proporcional e verifica-se que o risco de sair do desemprego é mais sensível ao salário de reserva quando comparado aos valores estimados para outros países. Os resultados evidenciam o papel fundamental que o modelo de busca, baseado na noção do salário de reserva, possui na estimação dos determinantes do desemprego no Brasil na década de 1990.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/945
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN : 01000551
Aparece en las colecciones: CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_art_vholiveira1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.