Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9362
Title in Portuguese: Tratamento de águas residuárias combinadas (despejos domésticos e efluentes industriais) utilizando lagoas de estabilização em escala real
Author: Carvalho, Maria Ester de
Mota, Francisco Suetônio Bastos
Silva, Fernando José Araújo da
Keywords: Lagoas de estabilização
Águas residuárias combinadas
Avaliação da eficiência de ETEs
Desempenho de lagoas de estabilização
Issue Date: 1999
Publisher: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Citation: CARVALHO, M. E. Tratamento de águas residuárias combinadas (despejos domésticos e efluentes industriais) utilizando lagoas de estabilização em escala real. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20., 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABES, 1999. p. 1-10.
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta a avaliação do desempenho de um sistema de lagoas de estabilização, definido por uma série de cinco lagoas, composta por lagoa anaeróbia, facultativa secundária e três de maturação, operando em escala real, tratando águas residuárias compostas de despejos doméstico e industriais. O sistema está localizado na Cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, litoral do estado do Ceará, nordeste do Brasil. As investigações foram realizadas entre abril de 1996 e abril de 1997. O esgoto bruto teve DBO5 média de 304 mg/L, DQO de 410 mg/L e coliformes totais de 2,06x108 células/100ml. A maior parte da matéria orgânica foi removida na lagoa anaeróbia (62% da DBO e 55% da DQO). Os coliformes totais foram removidos, principalmente, nas lagoas facultativa secundária e de maturação primária, promovendo cerca de 99,9999 % de remoção. As concentrações finais de DBO e DQO foram 21 e 62 mg/L, com remoção de 93 e 85%, respectivamente. A contagem final de coliformes totais foi de 27 células/100ml com remoção total de 99,99999%. A concentração final de sólidos suspensos foi de 26 mg/L (remoção de 80%). O efluente final apresentou excelentes características para reuso, do ponto de vista microbiológico. No entanto, a grande concentração de sólidos dissolvidos (1193 mg/L) e pH elevado, 9,11, faz com que seja necessária uma investigação mais aprofundada para que seja efetuado um projeto de reuso a longo prazo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9362
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_eve_fsbmota.pdf172,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.