Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/914
Título: Políticas públicas e seus efeitos sobre a produtividade da indústria nordestina
Autor(es): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Produtividade
Indústria nordestina
Data do documento: 1900
Editor: Texto para discussão, 220
Citação: BARRETO, Flávio A.F.D.; DeSouza, Sergio Aquino. s.d.
Resumo: Este artigo busca investigar o impacto de políticas públicas sobre a taxa de crescimento da produtividade do trabalho e da produtividade total dos fatores na indústria de transformação nordestina, utilizando a metodologia de contabilidade do crescimento econômico desenvolvida por Solow (1957). São realizados dois conjuntos de regressões. No primeiro toma-se a média das variáveis de incentivo fiscal e de protecionismo no período de 1985 a 1995 em cada gênero da indústria de transformação e conclui-se que o FINOR não teve influência na taxa de crescimento da produtividade do trabalho e na produtividade total dos fatores (TFP). Por outro lado, a tarifa média de importação mostrou-se significante e negativamente correlacionada com ambas as taxas. No segundo conjunto de regressões utiliza-se dados de 1995 dos incentivos creditícios e do número de anos de estudo completados pelos trabalhadores em cada gênero da indústria de transformação nordestina. Mostra-se que a influencia do FNE na produtividade é inconclusiva, e que dos indicadores de educação, apenas a proporção de empregados ligados à produção que possuíam segundo grau completo, apresentou coeficiente significante e positivamente correlacionado com a produtividade total dos fatores .
Descrição: BARRETO, Flávio Ataliba F.D.; DeSouza, Sérgio Aquino. Políticas públicas e seus efeitos sobre a produtividade da indústria nordestina. Fortaleza: CAEN/UFC, s.d. Textos para Discussão, 220.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/914
Aparece nas coleções:Coleções do CAEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeSouza, Sergio Aquino; Barreto, Flavio TD 220.pdf138,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.