Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9013
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso da noção de mito em sociologia: analisando os discursos sobre Brasília
Autor(es): Oliveira, Márcio de
Palavras-chave: Mito em sociologia;Brasília;JK;Construção de Brasília
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: OLIVEIRA, Márcio de. O uso da noção de mito em sociologia: analisando os discursos sobre Brasília. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 36, n. 1/2, p. 105-116, 2005.
Resumo: O artigo toma como referência a noção de mito como porta entre aberta para compreender os sentimentos humanos em coletividade. Considera que o projeto de transferência da capital e a cidade de Brasília foram, para JK, versões do mito da nação. Mito partilhado por outros que,mesmo nos nossos dias, continuam a representar Brasília com base nas questões de interiorização,de desenvolvimento, de soberania, e brasilidade. Brasília sintetiza a chegada de uma nova era, sendo também a ilusão de um mundo melhor, à imagem de rodas as utopias que fizeram o Novo Mundo.
Abstract: The article referred to the notion of myth as a pathro comprehend human sentiments in collectivity.Ir conrended that to Juscelino Kubistchek, the construction of Brasilia and its transformarion inro a capital, was a version of the national myth.Such a myth, shared by others, continues to be portrayed as a reference to interiorization issues,development, sovereignty and brasilieness. Brasilia synrhesized rhe dawn of a new era by being a perception of a berrer world, an image of ali utopias that invented the New World.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9013
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_mdeoliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.