Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/870
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil
Authors: Mayorga, Rodrigo de Oliveira
Khan, Ahmad Saeed
Mayorga Mera, Ruben Dario
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Margarido, Mario Antônio
Keywords: Mercado atacadista;Transmissão de preços;Modelo VAR
Issue Date: 2007
Publisher: Revista de Economia e Sociologia Rural
Citation: MAYORGA, Rodrigo de Oliveira; KHAN, Ahmad Saeed; MAYORGA MERA, Ruben Dario; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; MARGARIDO, Mario Antônio. Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v.45, n.3, p.675-704, 2007.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. No entanto, variações nos preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais, e sendo a maior intermediadora do país, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico.
Abstract: The present study has the purpose to analyze the relationship among wholesale market of yellow melon in Brazil. Time series metho- ds, unit root test, Johansen cointegration test, Vectorial Autoregressive models (VAR), variance decomposition of prediction error and impulse response function were used to analyze the price transmission among these markets. The analyzed period embraces January 2001 to December 2005. The results showed that, despite Açu/Mossoró-RN and Baixo Jaguaribe-CE represents the national biggest melon production areas, wholesale prices deviations from the Supply Centers of Natal and Fortaleza, didn’t affect in a significant way the other markets studied. On the other hand, price variation of the CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), affects all the others wholesale markets analyzed. Therefore, the CEAGESP, representing national wholesalers, it being the biggest intermediary of the country, commands the Brazilian yellow melon market, establishing, in practice, an oligopolistic market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/870
ISSN: 0103-2003
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_art_romayorga.pdf218,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.