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Tipo: Tese
Título: A alienação em Lukács: fundamentos para o entendimento do complexo da educação
Título em inglês: Alienation acoording to Lukács: bases for the understanding of the educational complex
Autor(es): Lima, Marteana Ferreira de
Orientador: Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Palavras-chave: Alienation;Lukacsian Ontology;Lukács,György,1885 - 1971 - Crítica e interpretação;Alienação(Filosofia);Educação – Filosofia;Ontologia
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: LIMA, Marteana Ferreira de. A alienação em Lukács: fundamentos para o entendimento do complexo da educação. 2014. 192f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: A presente tese, fundamentada no referencial teórico marxiano-lukacsiano, numa perspectiva ontológica, tem como objeto o complexo da alienação em Lukács e sua relação com a educação. Considerando o fato de esse complexo se transformar ao longo da obra lukacsiana, realiza um estudo crítico-comparativo da concepção de alienação presente nas obras História e consciência de classe e Para uma ontologia do ser social, tomando como pressuposto a formulação de que a anatomia da alienação na obra de maturidade revela-se como a chave para a compreensão da anatomia da alienação na obra juvenil. No intuito de explicitar os fundamentos teórico-práticos que distinguem as duas concepções sistematizadas pelo autor, faz uma incursão na sua trajetória, tomando como fio condutor o seu caminho para Marx, e evidencia a existência de três momentos-chaves na sua relação com o marxismo, correspondentes aos períodos pré-marxista, protomarxista e marxista. A partir da constatação da relação dialética da continuidade na descontinuidade e da descontinuidade na continuidade, própria da trajetória do filósofo, perscruta a existência de uma linha de continuidade nas duas obras em tela, examinando suas categorias centrais. À luz da compreensão da educação como um complexo social universal, caracterizado pela relação de dependência ontológica e autonomia relativa com o trabalho, busca evidenciar seus liames com o complexo da alienação, especialmente seus limites e possibilidades no processo de superação da alienação.
Abstract: The present thesis, based upon the Marxian-Lukacsian frame of reference, in an ontological perspective, aims to examine the complex of alienation in Lukács and its relation to education. Taking into account the changes that such complex undertakes throughout Lukács work, it performs a critical-comparative study of the alienation concept as it presents itself in History and Class Consciousness and Ontology of Social Being, from the standpoint that the anatomy of alienation in the work of maturity reveals itself as the key to understanding the anatomy of alienation formulated by the author in his youth. In order to clarify the theoretical and practical fundamentals that distinguish the two conceptions systematized by the author, taking as guideline, his road to Marx, it retrieves his trajectory, highlighting the existence of three key moments in his relationship with Marxism, corresponding to the pre-marxist, the protomarxist and the Marxist periods. In view of the dialectic relationship of continuity in the discontinuity, and discontinuity in the continuity, inherent to Lukács trajectory, it searches for a line of continuity between the two works mentioned above, by examining its central categories. From the point of view of education as a universal social complex, characterized by an ontological dependence and relative autonomy rapport with the labor complex, it seeks to highlight its connections to the alienation complex, pinpointing, in a more particular way, its limits and possibilities in overcoming alienation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8601
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