Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81165
Tipo: TCC
Título: Desafios na implementação do planejamento estratégico em uma empresa familiar do setor pecuário cearense
Autor(es): Monteiro, Maria Helena Botelho
Orientador: Moreira, Marcia Zabdiele
Palavras-chave em português: Empresa familiar;Planejamento estratégico;Setor Pecuarista.
Palavras-chave em inglês: Family business;Strategic planning;Livestock sector
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2024
Citação: MONTEIRO, Maria Helena Botelho. Desafios na implementação do planejamento estratégico em uma empresa familiar do setor pecuário cearense . 2024. 73 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O planejamento estratégico é um processo de cunho administrativo que define objetivos e formula estratégias para alcançá-los, considerando as forças e fraquezas internas das organizações, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Esse tipo de planejamento visa orientar a organização a longo prazo, garantindo que ela esteja preparada para responder às mudanças do mercado e alcançar um desempenho sustentável. Este estudo tem como objetivo geral investigar os desafios da implementação do planejamento estratégico no desempenho organizacional em empresa familiar do setor pecuário cearense. A investigação caracterizada como uma pesquisa exploratória-descritiva, bibliográfica-documental e de abordagem qualitativa, configura-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com o gestor e funcionários, bem como por meio da observação direta da autora e pesquisa documental realizada na organização. Os resultados indicam que a falta de um planejamento estratégico formal pode levar a ineficiências significativas e a uma falta de preparação para enfrentar desafios competitivos e de mercado. A pesquisa mostrou também que a resistência à mudança e a adesão a processos tradicionais são muito presentes. As conclusões apontam para a necessidade de integração de práticas formais de planejamento estratégico e de outras ferramentas de gestão como análise SWOT, Balanced Scorecard e as cinco forças de Porter, destacando como isso pode levar a eficácia e ao aumento da competitividade. O planejamento estratégico foi sugerido como um meio de proporcionar clareza estratégica, alinhar objetivos de longo prazo e fortalecer a posição de mercado da empresa.
Abstract: Strategic planning is an administrative process that defines objectives and formulates strategies to achieve them, taking into account the internal strengths and weaknesses of organizations, as well as the opportunities and threats of the external environment. This type of planning aims to guide the organization in the long term, ensuring that it is prepared to respond to market changes and achieve sustainable performance. The general aim of this study is to investigate the challenges of formalizing strategic planning for organizational performance in a family business in the livestock sector in Ceará. The research, characterized as exploratory-descriptive, bibliographical-documentary and qualitative, is configured as a case study. Data was collected through semi-structured interviews with the manager and employees, as well as through direct observation by the author and documentary research carried out at the organization. The results indicate that the lack of formal strategic planning can lead to significant inefficiencies and a lack of preparation to face competitive and market challenges. The research also showed that resistance to change and adherence to traditional processes are very present. The conclusions point to the need to integrate formal strategic planning practices and other management tools such as SWOT analysis, the Balanced Scorecard and Porter's five forces, highlighting how this can lead to effectiveness and increased competitiveness. The formalization ofstrategic planning was implemented and suggested as a means of providing strategic clarity, aligning long-term objectives and strengthening the company's market position.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81165
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_mhbmonteiro.pdf910,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.