Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8106
Título: 4H-SiC, ZnSe/ZnS, MAA’s e CCCA’s: Propriedades de transporte, eletrônicas, vibracionais e óticas
Autor(es): Maia Júnior, Francisco Franciné
Orientador(es): Freire, Valder Nogueira
Palavras-chave: Física da matéria condensada
Transporte
Eletrônicas
Vibracionais
Data do documento: 2005
Citação: MAIA JÚNIOR, F. F. (2005)
Resumo: Nesta disserta ção são abordados quatro diferentes temas: transporte eletrônico em semicondutores bulk, con namento quântico em heteroestruturas semicondutoras, cálculos ab initio em mol eculas orgânicas e fotoluminescência de cerâmicas de cinzas de cascas de arroz. Aspectos das propriedades de transporte no regime transiente do 4H-SiC foram estudados. Foi observado um overshoot na velocidade de arraste dos eléetrons, com forte anisotropia no comportamento da velocidade nas direções paralela e perpendicular ao eixo c do cristal. Também foram efetuados cálculos de propriedades de transporte neste material para diferentes temperaturas. No confi namento quântico em poços ZnSe/ZnS, verifi camos a influência sobre os ní veis energéticos dos portadores e a energia total do exciton (e lh, e so e e hh) de parâmetros como interfaces graduais, posi ção relativa do poçco abrupto, três situações de strain (dois tipos de strain pseudom or co e o strain free-standing ) e a presençca do campo piezoel étrico induzido quando se considera o crescimento na direção (111). Foi verifi cado que apesar dos el étrons não sofrerem efeitos do descasamento da rede cristalina (strain ) para os diferentes tipos de strain, o mesmo não acontece para os excitons. C álculos ab initio foram realizados para as micosporina-glicina,palitina e asterina-330, tendo sido obtidos posi ções atômicas, população de cargas, densidade eletrônica, espectros vibracionais Raman e infravermelho, bem como os estados HOMO-LUMO. Tais resultados mostraram-se relativamente sensí veis ao nível de c álculo utilizado. Finalmente, foram preparadas e caracterizadas cerâmicas de cinzas de cascas de arroz (CCCA's). A fotoluminescência das mesmas mostrou-se dependente da granulometria das partí culas das cinzas assim como do tratamento quí mico (lavagem com ácido antes da preparação).
Descrição: MAIA JÚNIOR, Francisco Franciné. 4H-SiC, ZnSe/ZnS, MAA’s e CCCA’s: Propriedades de transporte, eletrônicas, vibracionais e óticas. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Departamento de Física, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8106
Aparece nas coleções:DFI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_ffmaiajunior.pdf17,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.