Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8093
Tipo: Artigo de Evento
Título: A influência da localização residencial no desempenho dos estudantes universitários da UNIJUÍ
Autor(es): Brandli, Luciana Londero
Pozzobon, Cristina Eliza
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Palavras-chave: Moradia estudantil;Desempenho acadêmico;Perfil acadêmico
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DA ENGENHARIA
Citação: BRANDLI, L. L.; POZZOBON, C. E.; HEINECK, L. F. M. A influência da localização residencial no desempenho dos estudantes universitários da UNIJUÍ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DA ENGENHARIA, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: COBENGE, 2003.
Resumo: A situação de moradia dos estudantes da UNIJUÍ, entre os quais dos cursos de engenharia civil e engenharia elétrica, pode ser descrita, hoje, através de duas possibilidades distintas: há aqueles que se mudam para Ijuí a fim de estudar e aqueles que se deslocam diariamente de distâncias entre 30 e 150 Km, mantendo sua moradia em cidades da região. Tal situação certamente impacta o desempenho dos acadêmicos em seus respectivos cursos, bem como o desempenho do próprio curso. Sendo assim, esta pesquisa busca identificar os fatores condicionantes da situação de moradia dos estudantes e discutir a condição de estudo dos que moram em Ijuí e dos que se deslocam para estudar. Os dados foram coletados junto à 242 estudantes da UNIJUÍ através de questionários estruturados. Utilizou-se um modelo de regressão logística que apontou as principais variáveis explicativas da situação de moradia. O depoimento destes estudantes sobre o impacto da situação de moradia no seu desempenho, as vantagens e desvantagens de cada uma das situações foi tratado pelo método de classificação múltipla, que se baseia em todos os argumentos utilizados pelo entrevistado. O resultado mostra um cenário atual, também identificado em outras IES, e que coloca em discussão a viabilidade de cursos noturnos e de tempo integral, o perfil do aluno de graduação e a didática de ensino praticada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8093
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_eve_lfmheineck_a_influencia.pdf240,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.