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Tipo: Dissertação
Título: Leitura para educação da sensibilidade na narrativa de Graciliano Ramos
Título em inglês: La lecture de la sensibilité éducation dans le récit de Graciliano Ramos
Autor(es): Freitas, Antônio Erivelton Cavalcante
Orientador: Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Lecture;Affects;Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação;Sensibilidade (traço da personalidade) na literatura;Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Personagens Livros e leitura
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FREITAS, Antônio Erivelton Cavalcante. Leitura para educação da sensibilidade na narrativa de Graciliano Ramos. 2007. 107f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: Este trabalho consiste em analisar as práticas de leitura desenvolvidas pelas personagens do texto ficcional do escritor Graciliano Ramos. Embora todo o conjunto que compõe a obra do autor de Infância tenha sido investigado, foram escolhidos, para esse intento, os romances Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas. Nestas narrativas, constatamos que os narradores fazem referência freqüentemente ao ato de ler e aos seus desdobramentos, levando-nos a compreender que este expediente estético desempenha funções significativas para o tecido romanesco de Graciliano e para a caracterização de suas personagens como indivíduos fortemente marcados pelo exercício de várias formas de afetividade. Dessa forma, reconhecemos que há, nas obras mencionadas, uma espécie de poética da leitura, incluindo o exercício desta e sua recepção, através da qual é possível recompormos os passos de seu desenvolvimento: a busca pelo domínio da linguagem e a leitura de mundo de Fabiano, em Vidas Secas; a aprendizagem do ato de ler de Paulo Honório, em São Bernardo; a leitura de romances franceses feita pelas personagens de Caetés e a leitura da subjetividade, voltada para a esfera dos afetos, realizada, inclusive, a partir do exercício da escrita metalingüística dos narradores João Valério, Paulo Honório e Luís da Silva.
Résumé: Ce travail consiste à analyser les pratiques de lecture developpées par les personnages du texte fictionnel de l’écrivain Graciliano Ramos. Bien que l’ensemble qui compose l’œuvre de l’auteur de l’Infância ait été enquêté, cette recherche porte sur les romans Caetés, São Bernardo, Angústia et Vidas Secas. Dans ces narratives, nous avons constaté que les narrateurs font fréquemment référence à l’acte de lire et à ses déploiements, nous amenant à comprendre que cet expédient esthétique joue des fonctions significatives pour la texture romanesque de Graciliano Ramos et pour la caractérisation de ses personnages comme des individus fortement marqués par l’exercice de plusieurs formes d’affectivité.De cette façon, nous reconnaissons qu’il y a, dans les œuvres mentionnées, une sorte de poétique de la lecture, y compris son exercice et sa réception, par laquelle c’est possible de refaire les pas de son développement: la recherche par le domaine du langage et la lecture de monde de Fabiano, dans Vidas Secas; l’apprentissage de l’acte de lire de Paulo Honário, dans São Bernardo; la lecture de romans français fait par les personnages de Caetés et la lecture de la subjectivité, retournée vers le domaine des affects, réalisée aussi bien qu’à partir de l’exercice de l’écriture métalinguistique des narrateurs João Valério, Paulo Honório et Luís da Silva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8074
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