Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8017
Title in Portuguese: Análise de indicadores de gestão e desempenho acadêmico: um estudo de caso dos cursos de graduação do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri
Title: Analysis of management indicators and academic performance: a case study of undergraduate of the Federal University of Ceará campus in Cariri
Author: Araújo, Francisco Ildisvan de
Advisor(s): Andriola, Wagner Bandeira
Keywords: Higher Education
Strategic Management IES
Universidade Federal do Ceará(Campus do Cariri) - Avaliação - 2007-2011
Ensino superior - Avaliação - Cariri(CE:Microrregião) - 2007-2011
Desempenho - Avaliação - Cariri(CE:Microrregião) - 2007-2011
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: ARAÚJO, F. I.; ANDRIOLA, W. B. (2013)
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta o processo e os resultados de pesquisa científica desenvolvida a partir da análise de indicadores de gestão e de desempenho acadêmicos dos cursos de graduação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri, entre os anos de 2007 e 2011. A pesquisa parte de uma fundamentação teórica inicial sobre temas como avaliação do ensino superior brasileiro, indicadores de gestão e de desempenho acadêmico e gestão estratégica de Instituições de Ensino Superior (IES). O principal objetivo foi elaborar um conjunto de análises exploratórias com abordagem quali-qualitativa e descritiva das séries históricas de dados básicos e de resultados de alguns indicadores de gestão adotados pelo Tribunal de Contas da União(TCU) e de indicadores de desempenho acadêmico internos da UFC, explorados individualmente na dimensão do conjunto de cursos de graduação do Campus Cariri. Partiu-se portanto da organização - e parcialização para a unidade acadêmica em estudo - dos dados básicos componentes e dos resultados destes indicadores, apresentados de forma consolidada, na dimensão de toda a universidade, por uma das mais importantes fontes de informações institucionais: o Anuário Estatístico da UFC. Outro objetivo realizado pelo trabalho foi desenvolver um conjunto de análises também quali-quantitativas, buscando explorar possíveis relações entre as Taxas de Sucesso dos Cursos de Graduação(TSCG) com os resultados de outros indicadores de gestão e de desempenho da unidade acadêmica pesquisada. Dentre os resultados e conclusões importantes do trabalho, considerando a relevância para a gestão estratégica da instituição e da unidade acadêmica pesquisada, destacam-se os diagnósticos resultantes das análises avaliativas das séries dos dados básicos e de indicadores de desempenho acadêmicos; das implicações apontadas e aplicações sugeridas em termos de ameaças e oportunidades para a melhoria do desempenho do Campus Cariri e, consequentemente da UFC, nas avaliações destes indicadores. Destaca-se ainda o potencial uso destas informações como subsídios para a tomada de decisões em prol da melhoria de qualidade das atividades acadêmicas do Campus da UFC no Cariri, especialmente quando considerada a perspectiva já concretizada, desta unidade acadêmica dá origem à nova UFCA (Universidade Federal do Cariri).
Abstract: This paper presents the process and results of scientific research developed from analysis of management indicators and academic performance of undergraduate courses in Campus of the Federal University of Ceará ( UFC ) in Cariri , between the years 2007 and 2011 . The research is part of an initial theoretical basis on topics such as teaching evaluation Top Brazilian, management indicators and academic performance and strategic management Higher Education Institutions ( HEIs ) . The main objective was to develop a set of exploratory analyzes with qualitative and qualitative and descriptive approach of the series basic historical data and results of some indicators of management adopted by Court of Audit ( TCU ) and internal indicators of academic performance UFC explored individually in the set size of the undergraduate Campus Cariri . So we started with the organization - and partialization for academic unit study - the basic data components and the results of these indicators , presented a consolidated basis , the size of the entire university, in one of the most important institutional sources of information : the Statistical Yearbook of the UFC . Another goal achieved the work was to develop a finite set of qualitative and quantitative analysis , seeking explore possible relationships between the Success Rates of Graduate ( TSCG ) with the results of other indicators of performance management and the academic unit searched. Among the important results and conclusions of the work , considering the relevance to the strategic management of the institution and the academic unit studied, highlight the diagnoses resulting series of evaluative analysis of the basic data and indicators of academic performance ; implications identified and suggested applications in terms of threats and opportunities for performance improvement and Cariri Campus , consequently the UFC , measurements in these indicators . Another highlight is the potential use this information as input for decision making for the improvement of quality of academic activities on the campus of the UFC Cariri , especially when considered the prospect has already taken place , this academic unit give rise to new UFCA ( Federal University of Cariri ) .
Description: ARAÚJO, Francisco Ildisvan de. Análise de indicadores de gestão e desempenho acadêmico: um estudo de caso dos cursos de graduação do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. 2013. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8017
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_fiaraujo.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.