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Tipo: Tese
Título: O currículo como Mandala: um estudo de caso sobre a formação do licenciado em ciências biológicas
Título em inglês: The curriculum as Mandala: a case study on the formation of a degree in biological sciences
Autor(es): Feitosa, Raphael Alves
Orientador: Dias, Ana Maria Iorio
Palavras-chave: Science education;Teacher’s education;Ciências da vida - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE);Professores de ciências - Formação - Fortaleza(CE);Professores de biologia - Formação - Fortaleza(CE);Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação;Mandala;Ensino reflexivo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FEITOSA, Raphael Alves. O currículo como Mandala: um estudo de caso sobre a formação do licenciado em ciências biológicas. 2014. 265f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: O presente texto de tese de doutoramento busca analisar as práticas curriculares nos currículos do curso de Ciências Biológicas da UFC, modalidade Licenciatura, e as implicações dessas para a formação docente. O texto traz como referencial epistemológico o materialismo histórico e dialético, além de apresentar como quadro teórico o estudo sobre os currículos e sobre a formação docente reflexiva, através de uma articulação teórica chamada de currículo como mandala. Metodologicamente, a pesquisa se enquadra em uma vertente qualitativa e traz como embasamento investigativo o Estudo de Caso, pois se pretende investigar um fenômeno contemporâneo imerso no seu cotidiano real. Escolheu-se como ferramentas a análise de documentos sobre os projetos pedagógicos dos cursos da instituição, além da aplicação de questionários e de entrevistas, com discentes, docentes e servidores que compõem o local de investigação. Somando-se a isso, foi feita uma série de observações em caderno de campo, no qual se registrou uma série de conversas informais com professores do curso investigado. Como resultados, o trabalho aponta que o currículo formal porta um viés “bacharelesco”, já que a uma grande parcela de disciplinas que são comuns a ambas as modalidades – Licenciatura e Bacharelado. Destarte, encontra-se nos resultados deste estudo de caso o papel atribuído pelos discentes e docentes aos “outros currículos dentro do currículo”, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A interdisciplinaridade aparece formalmente em algumas disciplinas do curso, como as Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), e a Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação. Essa interdisciplinaridade apareceu também na forma de currículo em ação nas IPEC e nas aulas de campo. Para os alunos, egressos e professores do curso, existem atividades de caráter interdisciplinar nas Instrumentalizações, pois elas tentam superar a fragmentação do mundo acadêmico, através de ações e projetos que ligam as disciplinas em torno do processo de transposição didática dos conteúdos da formação específica do Biólogo para a atuação docente na educação básica. Da mesma maneira, as atividades de excursão, chamadas informalmente pelo grupo analisado de “aulas de campo”, também se constituíram como possibilidades curriculares que reuniram os educadores das diversas áreas do currículo em torno de ações em comuns.
Abstract: Such text seeks to analyze the curricular practices in the curriculum of the course of Biological Sciences at UFC and their implications for teacher practice. The text brings epistemological framework as the historical and dialectical materialism, as well as presenting the theoretical study of the curriculum and the teacher reflection, through a theoretical articulation that we call curriculum as mandala. Methodologically, the research fits into a qualitative aspect, and has as basis the investigative case study, as we intend to investigate a contemporary phenomenon immersed in their daily reality. Chosen as document analysis tools on the pedagogical projects of the institution and the use of questionnaires and interviews with students, teachers and servers that make up the site investigation. Adding to this, we made a series of observations in a field notebook in which he recorded a series of informal conversations with teachers of the course investigated. As some results, this work shows that the formal curriculum gate bias "research", since a large portion of disciplines that are common to both modes – Teaches Education and Bachelor. Thus, we find in our results of this case study, it was worth noting the role assigned by teachers and learners to "other curricula within the curriculum" as the Programa de Educação Tutoria (PET) and the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). The interdisciplinarity appears formally in some course areas, Instrumentalizações para o Estudo/Ensino de Ciências (IPEC), and Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação. This interdisciplinarity has also appeared in the form of curriculum in action in the IPEC and field lessons. For students, graduates and teachers of the course activities are interdisciplinary in Instrumentalizations as they try to overcome the fragmentation of the academic world, through actions and projects linking the disciplines around the process of didactic transposition of training content specific biologist for teaching performance in basic education. Likewise, the activities of tour, informally called the analyzed group of "field classes" also constituted themselves as possibilities curricular gathered educators from various areas of the curriculum around common shares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7962
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