Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7944
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interações fármaco-alimento/nutriente potenciais em pacientes pediátricos hospitalizados
Autor(es): Lopes, Everton Moraes
Oliveira, Edina Araújo Rodrigues
Lima, Luisa Helena de Oliveira
Formiga, Laura Maria Feitosa
Freitas, Rivelilson Mendes de
Palavras-chave: Interações Alimento-Droga;Criança;Preparações Farmacêuticas
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada
Citação: LOPES, E. M. et al. Interações fármaco-alimento/nutriente potenciais em pacientes pediátricos hospitalizados. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., Araraquara, v. 34, n. 1, p. 131-135, 2013.
Resumo: A alimentação e a administração de medicamentos são indispensáveis na rotina hospitalar, porém sua interação pode acarretar prejuízos ao estado nutricional ou ao tratamento farmacológico, principalmente em crianças, uma vez que possuem certas particularidades. Por isso, profissionais da saúde devem aumentar a atenção durante a administração de fármacos, sobretudo os enfermeiros, por estarem envolvidos diretamente nesse processo. O objetivo desse estudo foi investigar as possíveis interações entre medicamentos e alimentos/nutrientes na unidade de pediatria em um hospital piauiense. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 90 pacientes hospitalizados. A amostra apresentou prevalência do sexo masculino (55,6%) e uma média de idade de 62,76 meses (± 44,101). Os antimicrobianos tiveram uma frequência significativa, com 79 interações entre os medicamentos estudados, seguidos pelos corticoides com 22 ocorrências. Foram encontrados ainda, nove episódios de interações envolvendo os antiulcerosos. Entre os nutrientes, a vitamina B12 teve sua biodisponibilidade reduzida por muitos fármacos. Em suma, pode ser observado que as interações estão presentes na clínica pediátrica, e só o conhecimento pode minimizar prejuízos e/ou multiplicar os benefícios decorrentes das associações de medicamentos com alimentos. Assim, esse trabalho surge como um indicador de segurança do paciente, uma vez que identifica erros de medicação (interações entre prescrições médicas e a da equipe de nutrição).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7944
ISSN: 1808-4532 Impresso
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_lholima1.pdf360,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.