Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7931
Tipo: Dissertação
Título: Macunaíma nas Volutas do Barroco: contribuições da literatura para a compreensão da cultura brasileira
Título em inglês: Macunaima dans les volutes du baroque: contributions de la littérature à la comprehension de la culture brésilienne
Autor(es): Marinho, Nahyara Estevam
Orientador: Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Modernisme;Littérature;Andrade,Mário de,1893-1945.Macunaíma,o herói sem nenhum caráter - Crítica e interpretação;Modernismo(Literatura). 3.Literatura barroca;Brasil - Civilização
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MARINHO, Nahyara Estevam. Macunaíma nas Volutas do Barroco: contribuições da literatura para a compreensão da cultura brasileira. 2009. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009.
Resumo: Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é uma obra literária fruto da pesquisa de Mário de Andrade sobre a cultura popular brasileira. Basicamente, a obra conta a história de um índio negro que se tornou branco em fontes mágicas e, após ter perdido sua muiraquitã, viaja para São Paulo com seus irmãos com o objetivo de reavê-la. Aí, Macunaíma se surpreende com o avanço tecnológico da vida moderna, além de viver várias peripécias, quando ora se utiliza de astúcia, ora é vítima de sua inocência. Na obra andradiana, está presente uma forte tensão entre a adoção do modelo europeu e a valorização da diferença nacional. A busca da muiraquitã seria a busca por uma brasilidade, ação que se apresenta em quase toda a obra. Mas a aspiração pelo progresso, pelo modo de vida europeu, seria o desejo secreto do herói que, mesmo após a reparação do amuleto, tem um fim triste. Macunaíma constitui uma fonte relevante para a pesquisa sobre a cultura brasileira e um marco na literatura moderna. O Movimento Modernista, por sua vez, criticou as formas tradicionais do fazer artístico e buscou uma espécie de independência cultural por meio da valorização dos elementos nacionais. Foi preciso olhar para um passado distante na busca de raízes culturais: a fase colonial no Brasil e o estilo artístico que predominou nesse momento serviram como fontes inspiradoras. Como características do barroco, posso destacar a unificação de elementos distintos, sagrados e profanos, a ligação com a terra pela valorização dos sentidos e pela alusão ao baixo ventre. Na América Latina é relevante ressaltar as variadas matrizes culturais marcadas também pela tensão, em um movimento de ruptura e reunificação. Essas são algumas das características desse estilo que posso observar também em Macunaíma, ou seja, como o estilo barroco permeia nossa cultura, que foi objeto de pesquisa de Mário de Andrade e trabalhada esteticamente em uma obra literária.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7931
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009-DIS-NEMARINHO.pdf758,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.