Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7922
Tipo: Dissertação
Título: Estudo dos efeitos vasculares e renais causados pelo 6-gingerol isolado do gengibre
Autor(es): Silva Neto, Antonio Gomes da
Orientador: Monteiro, Helena Serra Azul
Palavras-chave: Gengibre;Rim
Data do documento: 2012
Citação: SILVA NETO, A. G. da. Estudo dos efeitos vasculares e renais causados pelo 6-gingerol isolado do gengibre. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2012.
Resumo: O gengibre possui em sua composição inúmeras substâncias voláteis e não voláteis. Dentre as substâncias não-voláteis destacam-se, principalmente, os gingerols, sendo o 6-gingerol o composto mais abundante e o responsável pela grande maioria das atividades farmacológicas descritas, como a anti-hipertensiva. Neste trabalho, foram investigados os efeitos renais, vasculares e em cultura de células tubulares renais do tipo MDCK (Madin-Darby Canine Kidney) causados pelo 6-gingerol. Foram utilizados ratos Wistar machos pesando entre 250 e 300g, cujos rins foram isolados e perfundidos com Solução de Krebs-Hanseleit contendo 6%p/v de albumina bovina previamente dialisada. Foram investigados os efeitos do 6-gingerol (3 μM, 10 μM, 30 μM; n=6) sobre a Pressão de Perfusão (PP), Resistência Vascular Renal (RVR), Fluxo Urinário (FU), Ritmo de Filtração Glomerular (RFG), Percentual de Transporte Tubular de Sódio (%TNa+), de Potássio (%TK+) e de Cloreto (%TCl-). O 6-gingerol foi adicionado após 30 minutos de controle interno. As células MDCK foram cultivadas em meio de cultura RPMI 1640 suplementado com 10% v/v de Soro Bovino Fetal e então avaliadas na presença do composto em diversas concentrações em dois períodos de incubação, 6 (seis) e 24 (vinte e quatro) horas. Após esses períodos, foram realizados ensaios de viabilidade celular. Foi avaliada a resposta do 6-gingerol em diversas concentrações na pressão arterial média de ratos wistar normotensos anestesiados. Os resultados encontrados na pressão arterial dos animais foi uma queda acentuada de maneira dose-dependente na pressão arterial destes animais. Em relação à perfusão renal, o 6-gingerol mostrou-se um potente diurético e com baixíssimos danos renais tanto nos dados encontrados no perfil histológico, como nos experimentos de avaliação de viabilidade celular em células MDCK o que está em consonância com o conhecimento da medicina tradicional. Os resultados encontrados não foram totalmente abolidos pelo inibidor específico do receptor TRPV1 utilizado no estudo, demonstrando que o 6-gingerol possui outras vias renais a serem exploradas em estudos posteriores
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7922
Aparece nas coleções:PPGF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_agsilvaneto.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.