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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Jogo educativo sobre drogas para cegos : construção e avaliação
Título em inglês: Educative game on drugs for blind individuals : development and assessment
Autor(es): Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Mariano, Monaliza Ribeiro
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência;Drogas Ilícitas;Educação em Saúde
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: MARIANO, M. R. ; REBOUÇAS, C. B. A. ; PAGLIUCA, L. M. F. Jogo educativo sobre drogas para cegos : construção e avaliação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 930-936, 2013.
Resumo: Estudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo. Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.
Abstract: Study aimed to develop and assess an educational game on psychoactive drugs accessible to blind individuals, conducted in three steps: development of the educative game, evaluation by three special education experts, and assessment by twelve blind individuals. As a result, a board game called Drugs: staying clean was developed. In the Alpha version, experts made suggestions regarding the game rules and instructions and the board base, including square texture, game pieces, and Braille writing. In Beta version, we proceeded to the assessment by the blind participants, who suggested changes in the square texture and the addition of Velcro-type material to fi x the counters on the board. Then, the Gamma version was played by the last pairs of blind players and was considered by them to be adequate. In the evaluation of the experts, the game was appropriate, as it allowed access to information on psychoactive drugs in a ludic and playful manner.
Resumen: Estudio efectuado con el objetivo de construir y evaluar un juego educativo sobre drogas psicoactivas accesible para personas ciegas, desarrollado en tres etapas: construcción del juego educativo, evaluación por tres especialistas en educación especial y doce ciegos. Fue construido un juego de tablero llamado Drogas: jugando limpio. En la Versión Alfa, los especialistas realizaron sugerencias en relación a las instrucciones y al tablero: textura de los compartimentos, piezas del juego y escritura en Braille. En la Versión Beta fue realizada la evaluación por los ciegos, los cuales sugirieron alteraciones en la textura de los compartimentos y colocación de velcro para fi jación del perno en el tablero. La Versión Gama, jugada por las últimas tres parejas de ciegos fue considerada adecuada. En la evaluación de los especialistas o jueces, el juego educativo fue evaluado como adecuado, ya que permite el acceso a la información sobre drogas psicoactivas de manera lúdica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7824
ISSN: 0080-6234 Impresso
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