Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7775
Title in Portuguese: Expansão metropolitana e dinâmica imobiliária: o município de Eusébio no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Author: Nogueira, Cleiton Marinho Lima
Advisor(s): Silva, José Borzacchiello da
Keywords: Expansão Metropolitana
Eusébio
Mercado imobiliário
Geografia
Issue Date: 2011
Citation: NOGUEIRA, C. M. L. ; SILVA, J. B. (2011)
Abstract in Portuguese: Esta dissertação discute o atual processo de expansão metropolitana de Fortaleza em direção ao município de Eusébio, destacando o papel dos interesses imobiliários e fundiários na efetivação desse fenômeno. O município de Eusébio, localizado a leste-sudeste de Fortaleza, em posição geográfica contígua, apresenta, desde o final do século XX, um expressivo crescimento da oferta de novos imóveis em condomínios e loteamentos fechados. Os novos empreendimentos localizam-se em terrenos lindeiros e nas proximidades de uma importante rodovia regional (CE-40), formando um eixo de intensa atividade imobiliária. Entende-se que esse fenômeno resulta do processo de expansão horizontalizada da metrópole de Fortaleza, na qual emergem novas localizações residenciais para segmentos de média e alta renda. Em Eusébio, essa expansão atua na transformação da configuração espacial do município, antes fortemente caracterizada pela concentração de sítios e residências de veraneio. A pesquisa discute a atual forma de inserção de Eusébio no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza - RMF; caracteriza os agentes do setor imobiliário que atuam na recente expansão das ofertas imobiliárias em condomínios e loteamentos fechados; e discute os fatores que tornaram o município atrativo para a expansão das atividades de incorporação imobiliária.
Abstract in Spanish: Esta disertación discute el actual proceso de expansión metropolitana de Fortaleza en dirección al municipio de Eusebio, y destaca el papel de los intereses inmobiliarios y fundiarios en la efectivación de ese fenómeno. El municipio de Eusebio, localizado a este-sudeste de Fortaleza, en posición geográfica contigua, presenta, desde el final del siglo XX, un expresivo crecimiento de la oferta de nuevos inmuebles en condominios y loteamientos cerrados. Los nuevos emprendimientos se ubican en terrenos linderos y en las proximidades de una importante carretera regional (CE-040), y forma un eje de intensa actividad inmobiliaria. Se entiende que ese fenómeno es resultado del proceso de expansión horizontal de la metrópoli de Fortaleza, en la que emergen nuevas localizaciones residenciales para los segmentos de media y alta renta. En Eusebio, esa expansión actúa en la transformación de la configuración espacial del municipio, antes fuertemente caracterizada por la concentración de estancias y residencias de veraneo. La pesquisa discute la actual forma de inserción de Eusebio en el contexto de la Región Metropolitana de Fortaleza – RMF; caracteriza los agentes del sector inmobiliario que actúan en la reciente expansión de las ofertas inmobiliarias en condominios y loteamientos cerrados; y discute los factores que hicieron del municipio atractivo para la expansión de las actividades de incorporación inmobiliaria.
Description: NOGUEIRA, C. M. L. Expansão metropolitana e dinâmica imobiliária: o município de Eusébio no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7775
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dis_cmlnogueira.pdf3,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.