Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7575
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação |
Título em inglês: | Assessment of an educational technology in the string literature about |
Autor(es): | Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de Pagliuca, Lorita Marlena Freitag |
Palavras-chave: | Aleitamento Materno;Cuidados de Enfermagem |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
Citação: | OLIVEIRA, P. M. P. ; PAGLIUCA, L. M. F. Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 205-12, 2013. |
Resumo: | Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida. |
Abstract: | The goal of this study was to assess educational technology in the string literature about breastfeeding. The study was conducted between March and September 2009 by breastfeeding experts and experts on string literature. A psychometric model was adopted as the theoretical-methodological framework. For data collection, an instrument was used to assess the content about breastfeeding and the string literature rules. The analysis was based on comparisons of the notes and critical reflections of experts. Ethical guidelines were followed during the study. After the assessments, the educational technology was adjusted until all of the experts agreed. The assessment of educational technology can reduce obstacles to information dissemination and can lead to improvements in quality of life. |
Resumen: | Se objetivó describir el proceso de evaluación de recursos educativos, en los aspectos referidos a contenido y literatura de cordel, acerca de amamantamiento. Estudio realizado de marzo a setiembre de 2009, con evaluadores especialistas en contenido y literatura de cordel. Se adoptó como referencial teóricometodológico el Modelo de la Psicometría, concretizando el polo teórico. Para la recolección de datos, se utilizó un instrumento para evaluar el contenido y reglas de la literatura de cordel. Análisis efectuado mediante comparaciones de las notas de los evaluadores y refl exión crítica. Se respetaron los aspectos éticos. La tecnología educativa recibió ajustes luego de su evaluación y hasta la evaluación de los expertos; las contribuciones fueron válidas por considerarse que colaboran con el proceso de evaluación de la tecnología. Evaluar recursos educa vos para su disponibilización es un modo de facilitar la reducción de posibles factores considerados obstáculo, y así mejorar la calidad de vida. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7575 |
ISSN: | 0080-6234 |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_pmpoliveira.pdf | 240,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.