Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7509
Title in Portuguese: Treinamento de assentadores de azulejos e pisos cerâmicos com argamassa colante visando a excelência do produto final
Author: Krüger, José Adelino
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Keywords: Construção civil - Pessoal - Treinamento
Azulejos
Argamassa
Adesivos
Issue Date: 2005
Publisher: Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas
Citation: KRUGER, J. A. ; HEINECK, L. F. M. . Treinamento de assentadores de azulejos e pisos cerâmicos com argamassa colante visando a excelência do produto final. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005. p. 916-921.
Abstract in Portuguese: No presente estudo de caso foi realizado o treinamento de operários no assentamento de azulejos e pisos cerâmicos com argamassa colante, inserindo neste treinamento os conceitos de organização do trabalho, segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho. O processo de treinamento incluiu a elaboração de manuais de procedimentos padronizados de execução dos serviços contendo os referidos conceitos. Os manuais de procedimentos foram elaborados levando-se em consideração a necessidade de linguagem apropriada, de ilustrações e de cores, de modo a atrair a atenção e surtir efeito nos trabalhadores. Um processo de treinamento e de educação para o trabalho se justifica na medida em que os serviços de assentamento de azulejos e pisos cerâmicos incluem os materiais, as ferramentas, os equipamentos e também a mão-de-obra, e qualquer tentativa de melhorias deve considerar o aperfeiçoamento dos trabalhadores que executam os serviços. Desta forma, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento e para a melhoria dos sistemas de revestimento com a utilização de argamassas colantes.
Abstract: In this case study the training of tile setters with dry-set mortar was conducted. The training included concepts on work organization, safety, ergonomics and quality of work life. The training process also included the preparation of handbooks of standardized procedures. These handbooks were prepared considering the requirements of an appropriate language, and the use of illustrations and colors, in order to be useful to the workers and to attract them. A process of work training and education is necessary because tiles setting include materials, tools, equipments, and in particular the labour force, and any attempt of improvement must also take into account the labour improvement. This way, this case study intends to contribute to knowledge progress and to improvements in dry-set mortar systems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7509
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_lfmheineck.pdf220,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.