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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Vale-presente: como fica a dimensão simbólica do ato de presentear?
Autor(es): Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Rezende, Daniel Carvalho de
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Levantamentos de mercado
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citação: LOURENÇO, C. D. S.; REZENDE, D. C. Vale-presente: como fica a dimensão simbólica do ato de presentear? Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 99-115, jan./jun. 2012
Resumo: Verificando o surgimento de um novo formato de presentear – o vale-presente –, buscou-se resposta para a seguinte pergunta de pesquisa: a crescente utilização do vale-presente indica uma tendência de redução do simbolismo do ato de presentear? A metodologia utilizada foi a grounded theory, por meio de entrevistas com 17 pessoas em duas cidades do interior de Minas Gerais. Como resultado de pesquisa, foram extraídas as seguintes categorias: um presente que é a sua cara, a reciprocidade, o simbólico por excelência, o senhor e o escravo, o vale-presente. Os resultados evidenciam que o ato de presentear, mesmo com a crescente utilização do vale-presente, continua sendo um ato predominantemente simbólico. O vale-presente, apesar de não ter boa aceitação entre a maioria dos entrevistados, foi considerado apropriado para determinados contextos. Os resultados contribuem com elementos teóricos da antropologia para um melhor entendimento do comportamento de presentear.
Abstract: Nowadays, we can identify the coming out of a new way to give a gift – the bonus-gift, and this work have sought to answer the following question: Does the increasing of gift-bonus approach indicates a trend of symbolism reduction of the act to give a gift? The methodological approach was qualitative, making use of the grounded theory, and data collection comprised of interviews with 17 people in two cities of Minas Gerais countryside. As a result of the investigation the following categories were identifi ed: A gift that was made for you; Reciprocity; The symbol by excellence; The lord and the slave; The gift-bonus. The results have shown that the act to give a present, even with the growing of gift-bonus,remains predominantly a symbolic ritual. The gift-bonus does not have a good acceptance among the majority of respondents, but was considered appropriate in certain contexts. The results contribute to the theoretical elements of anthropology to a better understanding of gift giving behavior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7484
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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