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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Transmissão intergeracional: uma contribuição ao estudo do comportamento do consumidor de alimentos
Autor(es): Spanhol, Caroline Pauletto
Lima Filho, Dario de Oliveira
Lima, Maria de Fátima Evangelista Mendonça
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Marketing
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citação: SPANHOL, C. P.; LIMA FILHO, D. O.; LIMA, M. F. E. M. Transmissão intergeracional: uma contribuição ao estudo do comportamento do consumidor de alimentos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 31-40, jul./dez. 2010.
Resumo: A escolha dos alimentos tem sido estudada por várias áreas do conhecimento, entre elas destacando-se o Marketing, a Economia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia. A área do Marketing e da Economia trata da escolha de produtos, utilizando modelos na maioria quantitativo-econométricos, ao contrário deste estudo, que utiliza a metodologia qualitativa, baseando-se na teoria da intergeracionalidade, por considerar a escolha, sobretudo a de alimentos, um fenômeno complexo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez mães residentes na cidade de Campo Grande/MS. A técnica utilizada para o estudo dos dados é a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, além das restrições estruturais, existe a presença do fenômeno da intergeracionalidade como fator importante na escolha de alimentos. Sendo assim, pode-se dizer que no processo de escolha de alimentos está presente a herança simbólica recebida, principalmente da mãe, influenciando as atuais escolhas dos indivíduos por alimentos.
Abstract: The food choice has been studied by various knowledge areas such as Marketing, Economics, Psychology, Nutrition, Medicine, Sociology and Anthropology. Although Marketing and Economics deal with the products choice using quantitative econometric models, this study uses a qualitative methodology. To this end, interviews were conducted with a group of ten women aged between 30 and 64 years who have at least one child, living in the city of Campo Grande, Brazil. Content analysis is used to interpret the results. The study indicates that apart from economic constraints, there is a presence of the intergenerational phenomenon as an important factor in food choice. 60% of respondents say the preference for some food, that is, to like it, is what determines its choice. Thus, one can say that in the process of food choice a symbolic received inheritance is found, especially from the mother, by influencing the actual choices of individuals for food.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7452
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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