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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma investigação crítico-avaliativa dos impactos das diretrizes curriculares da resolução no 10/ 2004
Autor(es): Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Ribeiro Filho, José Francisco
Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Pederneiras, Marcleide Maria Macedo
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
Palavras-chave: Universidades públicas;Diretrizes curriculares
Data do documento: 2008
Citação: LOPES, J. E. G. et al. Uma investigação crítico-avaliativa dos impactos das diretrizes curriculares da resolução no 10/ 2004. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 59-70, jan./abr. 2008.
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantes quanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pela Resolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduação em Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada. Este estudo teve por característica uma abordagem empírico- teórica como meio para obter os dados necessários ao seu desenvolvimento, através da aplicação de um questionário estruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo. Para que fosse possível verificar a existência de diferença de percepções utilizou-se além da análise descritiva o teste estatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepção dos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providências existentes na Resolução citada reflete, em sua maioria, impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram- se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculados à IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em sua maioria, impactos positivos no curso da instituição à qual estão vinculados.
Abstract: This article is aimed at analyzingstudents’ perceptions in relation to the impacts of the curricular guidelines proposed by number 10/ 2004 CNE/ CES Resolution in A ccountingUndergraduateCourses in a public and a private university. This study features an empirical and theoretical approach as a means of collectingnecessary data to its development through the application of a 23-question questionnaire, characterizing the inductivemethod. In order to verify the different perceptions, Mann-Whitney’s statistical U test has been used in addition to a descriptive analysis. It has been concluded that Public Higher Education Institution – HEI - students, as far as the Resolution is concerned, demonstrated in their great majority negative impacts, while thosewho go to privateHigher Education Institutions under the same circumstances have reflected positive impacts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7438
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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