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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da cadeia produtiva da batata reno da Região do Vale Zambeze (Moçambique): governança e coordenação
Autor(es): Ántonio, Júlio
Favero, Luiz Andrea
Cabral, Romilson Marques
Palavras-chave: Cadeia produtiva;Governança corporativa
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Citação: ANTONIO, Júlio; FAVERO, Luiz Andrea; CABRAL, Romilson Marques. Análise da cadeia produtiva da batata reno da Região do Vale Zambeze (Moçambique): governança e coordenação. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 97-115, jan./jun. 2011.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a cadeia produtiva e as determinantes das estruturas de governança e a coordenação sistêmica dos agentes da cadeia produtiva de batata reno no Vale do Zambeze em Moçambique do Vale do Zambeze, em Moçambique (África). Com base na Teoria dos Custos de Transação, são discutidas as estratégias contratuais de suprimento das unidades de produção de batata e comercialização atacadista. Na primeira fase desenvolveu-se o modelo de análise das relações contratuais na cadeia produtiva entre os seus segmentos em seguida fez-se a análise das transações do segmento produtor e comerciante atacadista ambulante. Essas análises buscam entender os arranjos contratuais e as estruturas de governança desse elo. Conclui-se que as atacadistas e os produtores apresentam três distintas formas de governança - uma de mercado, e duas híbridas: contratos implícitos e parceria na produção.
Abstract: In this study, we investigate the Irish potato production chain and the determinants of the transactions between the local farmers and intermediate (wholesale and retail) along the Zambeze Valley region in Mozambique. The theory of transaction costs was used to examine the current contractual strategies in use among the stakeholders of the Irish potato production chain. To understand the specificities of contractual mechanism, the role of the government and the legal issues, we firstly developed the model which encompasses the contractual relations in the production chain, which was followed by general description of stakeholders and the analysis of the transactions between the local farmers and wholesalers. A key result of our analysis is that both the local farmers and exporting intermediate are guided by three different marketing and contractual strategies, namely the implicit contracts, the partnership and integration in the production, and the free market strategy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7434
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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