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Tipo: TCC
Título: Inteligência emocional de trabalhadores de saúde do contexto hospitalar durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Silva, Francisco José da
Orientador: Oliveira, Roberta Meneses
Palavras-chave: Inteligência Emocional;Covid-19;Hospital;Enfermagem;Pessoal de Saúde
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Francisco José da. Inteligência emocional de trabalhadores de saúde do contexto hospitalar durante a pandemia de Covid-19. 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74104. Acesso em: 24 ago. 2023.
Resumo: A pandemia de Covid-19 gerou inúmeras consequências aos trabalhadores de saúde que atuaram na linha de frente do cuidado às vítimas da doença, principalmente no que diz respeito à saúde mental. Nesse sentido, as habilidades de inteligência emocional, como autocontrole, percepção das próprias emoções e gestão das emoções, podem ter influenciado o enfrentamento desses estressores e a capacidade de tomada de decisões em situações críticas. Objetivou-se, portanto, analisar o nível de inteligência emocional de trabalhadores de saúde de hospitais brasileiros durante a pandemia de Covid-19, bem como seus fatores relacionados. Trata-se de estudo transversal e analítico realizado em 2021, na modalidade online, com profissionais de saúde que atuaram durante a pandemia em hospitais brasileiros públicos e privados. Aplicou-se um Questionário sócio demográfico/ocupacional e o instrumento de autorrelato da Inteligência Emocional intitulado Self Report Emotional Intelligence Test (SSEIT) – Versão brasileira, cujo escore total varia de 33 a 165. Os escores totais do nível de IE também podem ser categorizados em: baixo (33 a 70), moderado (77 a 121) e alto (122 a 165). Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial. Calculou-se média e desvio padrão das variáveis quantitativas e frequências simples e percentual das variáveis qualitativas. Utilizaram-se os testes não paramétricos U de Mann Whitney e Kruskal Wallis para comparação da soma dos pontos que os valores ocupam em cada uma das dimensões do SSEIT segundo variáveis sociodemográficas e ocupacionais. Consideraram-se significativas as associações e diferenças com p<0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (no. 4.784.245). Participaram do estudo 81 profissionais de saúde, sendo a maioria de mulheres, com média de 40 anos de idade, procedentes de Fortaleza, da categoria de Enfermagem e pós-graduada, com maior participação de profissionais das unidades de Neonatologia e Obstetrícia. Encontrou-se um nível elevado de inteligência emocional entre os participantes (Escore total=132,76) e diferença significativa entre os grupos nas variáveis Categoria Profissional, Tipo de hospital e Setor de atuação (p < 0,05). Houve diferença importante no escore total de inteligência emocional entre técnicos de enfermagem e médicos; profissionais de hospitais públicos federais; além de média mais baixa nos serviços de Pediatria e mais alta no ambulatório. Trabalhadores satisfeitos e muito satisfeitos apresentaram níveis mais altos de inteligência emocional. Conclui-se que a amostra demonstrou alto nível de IE, relacionada, principalmente, à categoria profissional, ao tipo de hospital e ao setor de atuação. Sugere-se a continuidade deste estudo em outros ambientes de prática de enfermagem.
Abstract: The Covid-19 pandemic had numerous consequences for health workers who worked on the front line of care for victims of the disease, especially with regard to mental health. In this sense, emotional intelligence skills, such as self-control, perception of one's own emotions and emotion management, may have influenced coping with these stressors and the ability to make decisions in critical situations. The objective, therefore, was to analyze the level of emotional intelligence of health workers in Brazilian hospitals during the Covid-19 pandemic, as well as their related factors. This is a cross-sectional and analytical study carried out in 2021, in the online modality, with health professionals who worked during the pandemic in Brazilian public and private hospitals. A sociodemographic/occupational questionnaire and the self-report instrument of Emotional Intelligence entitled Self Report Emotional Intelligence Test (SSEIT) - Brazilian version were applied, whose total score ranges from 33 to 165. The total scores of the EI level can also be categorized in: low (33 to 70), moderate (77 to 121) and high (122 to 165). Data were subjected to descriptive and inferential statistical analysis. Mean and standard deviation of quantitative variables and simple frequencies and percentage of qualitative variables were calculated. The nonparametric U tests of Mann Whitney and Kruskal Wallis were used to compare the sum of the points occupied by the values in each of the dimensions of the SSEIT according to sociodemographic and occupational variables. Associations and differences with p<0.05 were considered significant. The project was approved by the Research Ethics Committee (no 4,784,245). A total of 81 health professionals participated in the study, the majority being women, with an average age of 40 years, from Fortaleza, from the Nursing and post-graduate category, with a greater participation of professionals from the Neonatology and Obstetrics units. A high level of emotional intelligence was found among the participants (total score=132.76) and a significant difference between the groups in the variables Professional Category, Type of hospital and Sector of operation (p < 0.05). There was an important difference in the total emotional intelligence score between nursing technicians and physicians; professionals from federal public hospitals; in addition to a lower average in the Pediatrics services and a higher one in the outpatient clinic. Satisfied and very satisfied workers had higher levels of emotional intelligence. It is concluded that the sample showed a high level of EI, mainly related to the professional category, the type of hospital and the sector in which it operates. It is suggested that this study be continued in other nursing practice environments.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74104
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