Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74029
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da eficácia do Projeto de Extensão no Ensino da Língua Alemã: intercâmbio Alemanha e Brasil |
Autor(es): | Miranda, Mônica Mählmann Muniz |
Orientador: | Alexandre, João Welliandre Carneiro |
Palavras-chave: | Intercâmbio educacional;Projeto de Extensão PASCH;Ensino de alemão |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MIRANDA, Mônica Mählmann Muniz. Avaliação da eficácia do Projeto de Extensão no Ensino da Língua Alemã: intercâmbio Alemanha e Brasil. Orientador: João Welliandre Carneiro Alexandre. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | No Brasil, a língua alemã é mais difundida nas regiões Sul e Sudeste. O ensino nas demais regiões ainda é incipiente em comparação a outros idiomas, tais como inglês e espanhol. No entanto, desde 2008, como uma forma de ampliar a difusão do idioma alemão em todos os continentes, vem sendo desenvolvido o projeto PASCH – uma parceria para o futuro. O referido projeto é financiado pelo Goethe-Institut (GI), que, desde a década de 1960, firmou uma parceria com a Casa de Cultura Alemã (CCA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Ceará, este projeto vem sendo desenvolvido em Fortaleza em duas escolas públicas parceiras: Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI (EEEP Paulo VI) e Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora (EEEP Juarez Távora) desde 2010. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo geral avaliar a eficácia do projeto PASCH nas escolas participantes, comparando as metas estabelecidas pelo projeto e os resultados alcançados pelos alunos. Para a realização da pesquisa, tipificada como descritiva, utilizamos o questionário estruturado, que foi aplicado aos alunos que fazem parte do curso de alemão, no ano de 2022, do Projeto PASCH, que acontece nas EEEP Juarez Távora e Paulo VI, ambas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante. A coleta dos dados ocorreu de forma on-line através do Google Forms, que é uma ferramenta perfeita para quem está fazendo uma pesquisa e precisa de um feedback. A coleta foi feita por meio do envio de 165 questionários, tendo um retorno de uma amostra de 77 participantes. Dentre os resultados da pesquisa, os dados mostram que os alunos julgam que a pouca carga horária de aula interfere de forma negativa no aprendizado do idioma. Outros aspectos que prejudicam a aquisição do alemão são a estrutura das salas de aula, a falta de material para estudo em sala, a falta de interesse e a carência de uma boa didática dos professores (as). Ainda, a ausência do lúdico para afastar a monotonia nas aulas, a falta de determinação e de foco do corpo discente atrapalham no processo de aprendizagem. Um fator que teve relevância nos resultados desta pesquisa foi o período da pandemia da Covid-19, pois a maior estratégia de incentivo para os alunos se dedicarem ao curso, que é a viagem para a Alemanha, não pôde ser concretizada, de forma que a prática do estudo do idioma foi realizada pela modalidade on-line durante período pandêmico. Conclui-se que o Projeto PASCH cumpriu os objetivos a que se propôs, ou seja, levou o idioma alemão, bem como sua cultura ao mundo, inclusive para Fortaleza, porém o desempenho por parte dos alunos pode ser melhor, considerando a importância do aprendizado de uma língua estrangeira, que deve ser levado à sociedade. |
Abstract: | In Brazil, the German language is more widespread in the South and Southeast regions. Teaching in the other areas is still incipient compared to other languages, such as English and Spanish. However, since 2008, to expand the dissemination of the German language on all continents, the PASCH project has been developed – a partnership for the future. This project is funded by the Goethe-Institut (GI), which, since the 1960s, has entered a partnership with the Casa de Cultura Alemã (CCA), of the Federal University of Ceará (UFC). In Ceará, this project has been developed in Fortaleza in two partner public schools: Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI (EEEP Paulo VI) and Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora (EEEP Juarez Távora) since 2010. Therefore, this work aims to evaluate the effectiveness of the PASCH project in the participating schools, comparing the goals established by the project and the results achieved by the students. To carry out the research, typified as descriptive, we used the structured questionnaire, which was applied to students who are part of the German course, in the year 2022, of the PASCH Project, which takes place at EEEP Juarez Távora and Paulo VI, both State Schools of Vocational Education. Data collection took place online through Google Forms, which is a perfect tool for anyone who is doing research and needs feedback. The collection was made by sending 165 questionnaires, with a return of a sample of 77 participants. Among the results of the research, the data show that the students believe that the small number of class hours negatively interferes with language learning. Other aspects that hinder the acquisition of German are the structure of the classrooms, the lack of material to study in the classroom, the lack of interest, and the lack of good didactics by the teachers. Still, the lack of playfulness to remove monotony in classes, and the lack of determination and focus on the part of the student body hinder the learning process. A factor that was relevant in the results of this research was the period of the Covid-19 pandemic, since the most significant incentive strategy for students to dedicate themselves to the course, which is the trip to Germany, could not be implemented so the practice of language study was carried out through the online modality during the pandemic period. It is concluded that the PASCH Project fulfilled its objectives, that is, it took the German language, as well as its culture, to the world, including Fortaleza, but the performance of the students could be better, considering the importance of learning. of a foreign language, which must be brought to society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74029 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mmmmiranda.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.