Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7399
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelo para análise do balanço social: o Caso Azaléia
Autor(es): Athar Neto, Jayme Marcos Aben
Palavras-chave: Responsabilidade Social;Indicadores
Data do documento: 2006
Citação: ATHAR NETO, J. M. A. Modelo para análise do balanço social: o Caso Azaléia. contextus: revista contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 51-62, jul./dez. 2006.
Resumo: No contexto comercial do século XXI, administrar seus negócios através de uma gestão socialmente responsável é condição indispensável para qualquer organização alcançar o sucesso desejado. Nesse sentido, as empresas adotaram o Balanço Social como forma de divulgar e prestar contas, à sociedade, dos investimentos e das ações praticadas na área social. Contudo, o Balanço Social sugerido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE apenas evidencia, de forma bruta, os valores investidos pela empresa em ações de caráter social, podendo, com isso, dificultar sua análise, bem como as compreensão e interpretação pelos seus usuários. Este trabalho desenvolve um modelo para análise de programas de Responsabilidade Social, fundamentado na análise dos índices (quocientes) formados a partir da relação entre indicadores presentes no Balanço Social, e será aplicado na análise do balanço social da empresa Azaléia.
Abstract: In the commercial context of the XXI century, managing business through a social responsible measure is an essential condition to any organization to reach the expected success. In a matter of the fact, the companies adopted the social balance as a way to publicize and report to the large society what it had invested and performed in the social area. However the social balance suggested by the Brazilian Institute Of Social And Economical Analysis – IBASE - just evidences the total amount invested, by the company, in the actions of social character. It could, with that, di cult your analysis, comprehension and interpretation from your users. This paper develops a model for analysis of programs of Social Responsibility, based on the analysis of the indices (quotients) formed from the relation between pointers gifts in the social balance, and will be applied in the analysis of the social balance of the company Azaleia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7399
ISSN: 2178-9258
1678-2089
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_jmaatharneto.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.