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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do Chile |
Autor(es): | Viana, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos Alves, Thiago Henrique Gonçalves |
Palavras-chave: | Cinema chileno;Ditadura;Musical;Música;Alienação |
Data do documento: | 2022 |
Instituição/Editor/Publicador: | MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música |
Citação: | VIANA, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos; ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do chile. In: MUSICOM- Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 11., 2022, Fortaleza. [Anais...]. Fortaleza: MUSICOM, 2022. p. 0-15. |
Resumo: | Em 11 de setembro de 1973, com o apoio dos EUA e sob o comando do general Augusto Pinochet (1915-2006) teve início a ditadura militar no Chile. Uma das obras que trata sobre esse período é o filme Tony Manero (Pablo Larraín, 2008). O filme acompanha Raúl, um homem obcecado pelo personagem de John Travolta no filme Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978). Para compor esse trabalho, serviram como base os textos de BENJAMIN (1987) e CHION (2011) e os textos de CASTANHEIRA (2016) e CANCLINI (2019) que trarão uma busca pela cultura híbrida e alienante, por meio dos musicais, na América Latina. Como resultado, obteve-se, além de uma análise do filme de Larraín, um estudo de como o caráter alienante da indústria de Hollywood fica estampado na ditadura chilena e, por conseguinte, nos outros países da Latina América. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872 |
ISBN: | 978-65-990643-4-0 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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