Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872
Tipo: Artigo de Evento
Título: Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do Chile
Autor(es): Viana, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos
Alves, Thiago Henrique Gonçalves
Palavras-chave: Cinema chileno;Ditadura;Musical;Música;Alienação
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música
Citação: VIANA, Beatriz Lizaviêta Vasconcelos; ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. Tony Manero: o musical estadunidense como cultura alienante da ditadura do chile. In: MUSICOM- Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 11., 2022, Fortaleza. [Anais...]. Fortaleza: MUSICOM, 2022. p. 0-15.
Resumo: Em 11 de setembro de 1973, com o apoio dos EUA e sob o comando do general Augusto Pinochet (1915-2006) teve início a ditadura militar no Chile. Uma das obras que trata sobre esse período é o filme Tony Manero (Pablo Larraín, 2008). O filme acompanha Raúl, um homem obcecado pelo personagem de John Travolta no filme Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978). Para compor esse trabalho, serviram como base os textos de BENJAMIN (1987) e CHION (2011) e os textos de CASTANHEIRA (2016) e CANCLINI (2019) que trarão uma busca pela cultura híbrida e alienante, por meio dos musicais, na América Latina. Como resultado, obteve-se, além de uma análise do filme de Larraín, um estudo de como o caráter alienante da indústria de Hollywood fica estampado na ditadura chilena e, por conseguinte, nos outros países da Latina América.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73872
ISBN: 978-65-990643-4-0
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_eve_blvviana.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.